Barbara

36ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

Antes da queda do Muro de Berlim, que dividiu a Alemanha em duas, possivelmente existiram pequenos episódios que renderiam muitas obras de ficção. “Barbara”, novo longa-metragem de Christian Petzold, não se inspira necessariamente em uma figura real, mas encena uma história que busca registrar a ânsia de indivíduos da socialista Alemanha Oriental impedidos de habitarem a capitalista Alemanha Ocidental.

Em interpretação contida, Nina Hoss vive a personagem-título, uma médica que se encontra presa na Alemanha Oriental de 1980 como punição por solicitar autorização para sair do país. Além do mais, ela tem como única alternativa trabalhar como cirurgiã pediátrica em um hospital interiorano. Mesmo apresentando uma frieza diante dos colegas de trabalho, André (Ronald Zehrfeld), que assume o mesmo plantão que Barbara, insiste em se aproximar dela.

A protagonista vive em constante estado de alerta. Marca encontros às escondidas com Jörg (Mark Waschke), o amante que prepara em ritmo lento a sua mudança para a Alemanha Ocidental. Aguardando por este momento, Barbara sempre é surpreendida por agentes da Stasi, organização formada pela polícia secreta e inteligência da República Democrática Alemã que a impede de seguir seus planos. Ela também age com desconfiança perante aqueles que a cercam, o que inclui o bem-intencionado André.

Representante da Alemanha ao Oscar 2013 e vencedor do Urso de Prata de melhor direção no Festival de Berlim, “Barbara” busca desorientar o espectador como se ele estivesse visualizando uma história situada em um tempo indeterminado, causando aproximação. Ainda que acrescente tensão com a presença de Stella (Jasna Fritzi Bauer), uma menina explorada em um centro de detenção juvenil e pela qual Barbara tem compaixão, o drama parece diluir todas as angústias de uma Alemanha ainda não reunificada não apenas ao destacar cada vez mais a protagonista cedendo às investidas de André, mas também pela condução excessivamente formal de Christian Petzold.

Título Original: Barbara
Ano de Produção: 2012
Direção: Christian Petzold
Roteiro: Christian Petzold e Harun Farocki
Elenco: Nina Hoss, Ronald Zehrfeld, Mark Waschke, Jasna Fritzi Bauer, Rainer Bock, Christina Hecke, Claudia Geisler, Deniz Petzold e Rosa Enskat

Anúncios

Opine!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s