Melhores de 2012: Atriz Coadjuvante

Viola Davis, por “Histórias Cruzadas

Steven Soderbergh foi um diretor importante para a carreira de Viola Davis. Mesmo incorporando pequenos (senão minúsculos) papéis, a repercussão de filmes como “Traffic” e “Solaris” foram fundamentais para esta atriz nascida na Carolina do Sul. O seu primeiro grande momento só viria depois de doze anos de trabalho como a senhora Miller, personagem secundária de “Dúvida” que rendeu à Viola uma indicação ao Oscar. Mesmo não sendo a protagonista de “Histórias Cruzadas” (algo não considerado pelo estúdio Disney, que fez inúmeras campanhas para a atriz figurar nas listas de finalistas das mais importantes premiações cinematográficas), Viola Davis é a responsável por dar vida à Aibileen Clark, a personagem mais emocionante da história. Ainda que o cineasta Tate Taylor exagere no modo como conduz algumas passagens de “Histórias Cruzadas”, a extraordinária Viola Davis compreende perfeitamente Aibileen ao ponto de nos atingir pela sutileza com que vai se transformando em uma mulher mais firme diante de uma sociedade movida por preconceitos.

Outras indicadas: Janet McTeer (“Albert Nobbs”) | Jessica Chastain (“O Abrigo”) | Maggie Gyllenhaal (“Histeria”) | Sareh Bayat (“A Separação”)

Em 2011: Rosamund Pike, por “A Minha Versão do Amor
Em 2010:
Olivia Williams, por “O Escritor Fantasma
Em 2009: Diane Kruger, por “Bastardos Inglórios
Em 2008:
 Marcia Gay Harden, por “O Nevoeiro”
Em 2007: Toni Collette, por “Segredos na Noite”

Anúncios

Uma resposta para “Melhores de 2012: Atriz Coadjuvante

  1. Das suas indicadas, não assisti às performances de Janet McTeer e Maggie Gyllenhaal. Acho curioso a sua decisão de colocar a Viola Davis como Coadjuvante. A atuação dela é mesmo maravilhosa e acho que, se ela tivesse sido submetida nessa categoria ao Oscar, com certeza, sairia de lá vencedora – e isso seria merecidíssimo. Dentre as suas indicadas, dentre as que eu assisti, ficaria dividida justamente entre Viola Davis e Sareh Bayat. Duas grandes atuações. E tenho minhas dúvidas se Jessica Chastain seria coadjuvante por “O Abrigo”.

Opine!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s