Ponto Crítico – Set/12

Ponto Crítico (Set-12)Saudações cinéfilas.

Com edição anual, o Festival Varilux de Cinema Francês tem trazido para o público brasileiro boas surpresas. Algumas fitas fazem tanto sucesso que algumas distribuidoras independentes se prontificam a lançá-las futuramente em circuito nacional. Foi exatamente o que aconteceu a “Polissia”, o polêmico terceiro longa-metragem de Maïwenn, até então com uma carreira mais expressiva como atriz. O drama foi bem recepcionado pelos blogueiros cinéfilos que participam desta edição do ponto crítico. Com 75 de média, “Polissia” é o primeiro colocado.

Praticamente empatados, “Cosmópolis” e “Paranorman” atingiram 74 de média. Mesmo que ambas as obras não tenham sido muito bem recepcionadas em suas breves carreiras nos cinemas, a maioria aprovou tanto a investida por uma narrativa menos visual de David Cronenberg quanto o tom sombrio adotado pela dupla Chris Butler e Sam Fell na animação indicada ao Oscar deste ano.

Para finalizar, a comédia científica “Vizinhos Imediatos de 3° Grau” defende o título de lanterninha desta edição, com a baixa aprovação de 22%. Confira os principais destaques a seguir ou visualize a tabela fixada no início desta postagem para checar as notas de cada um dos dezesseis participantes.

Top 5

75Polissia, de Maïwenn [7/16]
Polissia é um trabalho maduro e acachapante que, cravado em uma política de filmagem sem firulas, promove a reflexão e, principalmente, incomoda por concluirmos que a realidade dos fatos e o despreparo daqueles que deveriam combater esses problemas não estão tão distantes do que aqui é mostrado. + Pós-Première

74Cosmópolis, de David Cronenberg [9/16]
Não tal como aqueles filmes sem lacunas que se pretendem definidores do mundo, Cosmópolis é um lugar de mistérios e vazios, todo elegante em sua doentia complexidade. + Tudo é Crítica

74Paranorman, de Chris Butler e Sam Fell [5/16]
Paranorman é uma homenagem explícita ao cinema de horror dos anos 70 e 80 que, mesmo inofensivo, contém cenas que podem causar arrepios nos telespectadores mirins e adultos. + Plano Crítico

73Looper – Assassinos do Futuro, de Rian Johnson [12/16]
Ao mesmo tempo em que Looper nunca se rende à tentação de fisgar o espectador por explosões ou tiroteios, também nunca cai em maiores pretensões na hora de dar dimensão a tudo com um enredo excessivamente complexo. + Cinema e Argumento

71Tropicália, de Marcelo Machado [8/16] Tropicália relata com precisão todo o clima da época e expõe a sobrevivência dessas manifestações artísticas em tempos de ditadura militar. Mostra também muitos dos protagonistas da formação da identidade cultural brasileira. Mas acima de tudo ele é um filme com alma, daqueles que te faz sair do cinema encantado. + Cenas de Cinema

Lanterninha

22Vizinhos Imediatos de 3° Grau, de Akiva Schaffer [4/16]
Com o design derivado dos alienígenas, referências óbvias a clássicos do gênero, uma ameaça clichê cujo ponto fraco se encontra em lugar inusitado e a direção burocrática de Akiva Schaffer, não dá para entender bem como os produtores esperavam entregar um bom filme, salvo recorrendo aos nomes do elenco. + Em Cartaz

Participam desta edição: Alex Gonçalves (Cine Resenhas), Ana Kamila (Cinéfila Por Natureza), Erika Liporaci (Artes & Subversão), Gustavo H. Razera (Cine Cápsulas), Hélio Flores (Cinefilia.com), João Paulo (Cine JP), Luis Galvão (Galvanismo), Marcelo Ferreira (Visitante), Márcio Sallem (Cinema com Crítica), Maza Rigotti (Fila K), Mila Ramos (Cenas de Cinema), Pedro Henrique (Tudo é Crítica), Pedro Tavares (Cinema o Rama), Rafael Carvalho (Moviola Digital), Robson Saldanha (Portal Cine) e Vinicius Pereira (Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos).

Anúncios

Opine!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s