Selvagens

Selvagens | SavagesVencedor de três prêmios Oscar, Oliver Stone teve um momento em que foi considerado um dos mais brilhantes cineastas americanos em atividade. Politizado e polêmico, Stone teve uma fase brilhante entre os anos 1980 e 1990. Porém, a vontade em circular entre gêneros que não lhe são muito reconhecíveis a partir de “Reviravolta” o fez perder a inspiração e o ritmo com que era habituado a trabalhar (ele já fez dois longas-metragens em apenas um ano, como foi o caso de “Salvador – O Martírio de um Povo” e “Platoon”, ambos produzidos em 1986).

“Selvagens” definitivamente não aparecia da seleção dos melhores filmes em toda sua carreira, mas apresenta um cineasta de fôlego renovado após uma década em que só fez obras desapontadoras (senão simplesmente ruins, como é o caso do épico “Alexandre”). Prova disto está na escolha de jovens intérpretes como protagonistas de uma história ultraviolenta. Taylor Kitsch e Aaron Johnson fazem os melhores amigos e sócios Ben e Chon. Além de cultivarem a melhor maconha do mundo, ambos dividem O (Blake Lively), ingênua e belíssima garota que parece realizada com a situação.

Apesar do negócio ilegal, Ben e Chon não se comportam como vilões da história. Muito pelo contrário. Além do triângulo amoroso que não apresenta qualquer fragilidade, eles investem os lucros em trabalhos filantrópicos, como a educação para crianças desfavorecidas na África. Ainda assim, será questão de tempo até que alguma ameaça se apresente na frente deles. Isto surge na forma da traficante Elena (Salma Hayek, irresistível no papel), cujo braço direito, Lado (Benicio Del Toro, em interpretação antológica), é um homem extremamente cruel, especialmente no que diz respeito aos seus métodos de tortura.

Elena está interessada em formar parceria com Ben e Chon e não aceita um não como resposta. Chon está muito receoso em negar a proposta, mas Ben, ex-mercenário e ex-oficial de elite da Marinha, decide desafiar Elena. A consequência é o rapto de O, que será torturada lentamente por Lado caso eles se neguem a cumprir as exigências de Elena. Enquanto correm contra o tempo, Ben e Chon se esforçam para desvendarem o “calcanhar de Aquiles” de Elena enquanto esta desenvolve um relacionamento quase maternal com O.

Com a colaboração de Don Winslow e Shane Salerno no roteiro, Oliver Stone faz de “Selvagens” uma aventura pulsante, que ganha a plateia assim que se aprofunda no perfil de cada personagem. Além dos nomes já mencionados, o grande elenco ainda conta com John Travolta e Demián Bichir fazendo dois agentes da polícia corruptos e Emile Hirsch como Spin, o contador de Ben e Chon. Tudo embalado por um frenesi de cores e violência que só não se aproxima de “Assassinos por Natureza” – um dos melhores filmes de Stone – pelo ato final, que apresenta uma resolução (ou duas) não muito satisfatória.

Título Original: Savages
Ano de Produção: 2011
Direção: Oliver Stone
Roteiro: Don Winslow, Oliver Stone e Shane Salerno, baseado no romance homônimo de Don Winslow
Elenco: Blake Lively, Taylor Kitsch, Aaron Johnson, Gary Stretch, Benicio Del Toro, Diego Cataño, Shea Whigham, Karishma Ahluwalia, Joaquín Cosio, John Travolta, Jonathan Carr, Demián Bichir, Antonio Jaramillo, Salma Hayek, Jake McLaughlin, Alexander Wraith, Anthony Cutolo, Emile Hirsch, Kurt Collins, Amber Dixon Brenner, Leonard Roberts, Joel David Moore, Sala Baker, Sandra Echeverría, Sean Stone, Marco Morales e Lucinda Serrano

Anúncios

Uma resposta para “Selvagens

  1. Justamente pela queda vertiginosa de qualidade dos filmes de Oliver Stone (UM DOMINGO QUALQUER foi o último filme dele que realmente gostei), estava com um pé atrás com SELVAGENS. Tive a oportunidade de vê-lo, mas deixei passar.
    Mas confesso que sua crítica deu um novo impulso à minha curiosidade, quem sabe eu também não volte a admirar o cineasta que me conquistou com JFK, WALL STREET, PLATOON e ENTRE O CÉU E A TERRA?
    Abraço!

Opine!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s