Os Mercenários 2

Os Mercenários 2 | The Expendables 2Embora os efeitos especiais já estivessem presentes no cinema americano oitentista, os filmes de ação mais populares não foram aqueles que recorreram a eles, mas sim a grandes astros da arte da pancadaria. Nomes como Sylvester Stallone, Jean-Claude Van Damme, Bruce Willis e Dolph Lundgren garantiram o êxito de algumas produções ao resolver os seus conflitos na bordoada e sem recorrer a dublês. Em tempos em que o cinema privilegia mais do que nunca um espetáculo de tiros e explosões, é mais do que bem-vinda a iniciativa de Stallone em recuperar os elementos desses filmes, mas atualmente quase obsoletos.

Se em “Os Mercenários” Stallone fez um trabalho razoável ao ocupar o crédito de direção, nesta sequência ele se dá melhor ao convocar Simon West para lidar com esta responsabilidade. Desta vez, Stallone e sua trupe deverão impedir os planos de Vilain (Jean-Claude Van Damme) de enriquecer com a venda de plutônio roubado em um vilarejo. Porém, mais do que uma “missão de rotina”, a aventura será embalada também por uma motivação pessoal, uma vez que Vilain elimina um componente muito importante dos mercenários.

Em certos momentos, “Os Mercenários 2” é guiado pela nostalgia de forma tão excessiva passa a reprisar não apenas o que havia de melhor nos filmes de ação oitentista, como também o pior. Com um orçamento de 100 milhões de dólares, “Os Mercenários 2” poderia ao menos ser visualmente mais arrojado. Mas tudo isto é compreensível, uma vez que “Os Mercenários 2” é feito especialmente para aquele espectador que passou sua juventude (ou qualquer outra fase da vida) alugando semanalmente meia dúzia de filmes do gênero em formato VHS nas vídeo locadoras do bairro mais próximo ou que tentava afugentar a insônia vendo algum “Domingo Maior” da vida.

Além do mais, “Os Mercenários 2” resulta melhor que o seu predecessor porque Stallone deu uma bela polida no humor presente na narrativa. Não faltam diálogos espirituosos entre os personagens já realçados “Os Mercenários” e o espaço mais amplo dado a Arnold Schwarzenegger e Bruce Willis renderam paródias dos seus maiores sucessos. Se estes exemplos de humor citados não fossem suficientes, “Os Mercenários 2” ainda obtém um feito que talvez não se repita no prometido “Os Mercenários 3”: trazer Chuck Norris em algumas aparições, que facilmente representam os melhores momentos do cinema-pipoca de 2012.

Título Original: The Expendables 2
Ano de Produção: 2012
Direção: Simon West
Roteiro: Richard Wenk e Sylvester Stallone
Elenco: Sylvester Stallone, Jason Statham, Jean-Claude Van Damme, Jet Li, Dolph Lundgren, Chuck Norris, Bruce Willis, Arnold Schwarzenegger, Terry Crews, Randy Couture, Liam Hemsworth, Scott Adkins, Nan Yu, Amanda Ooms, Charisma Carpenter e Velislav Pavlov

Anúncios

8 Respostas para “Os Mercenários 2

  1. Olha só, achei “Os Mercenários 2” BEM melhor que “Os Mercenários”. Acho que a presença do Simon West, um diretor bastante competente do gênero de ação, fez toda a diferença para que a trama fosse apresentada com menos bizarrices do que o usual. Claro que o roteiro continua uma porcaria, mas acho que ninguém esperava nada além disso, até pra fazer jus ao cinema de ação dos anos 80, que esse filme celebra! No mais, Chuck Norris, em pequena participação, rouba a cena por completo.

    • Kamila, também achei bem melhor que o primeiro filme. O acerto aqui foi injetar mais doses de humor, dando a impressão de que o filme realmente não se leva a sério em nenhum momento, algo necessário para qualquer fita de ação de roteiro furado. Estou ansioso pelo terceiro filme.

  2. Não apostava meio cruzado novo nessa “aventura”, visto que odiei o primeiro Mercenários. Mas diante dos seus comentários – “eu sou um cara que alugou muito VHS na adolescência” – e da Kamila, dizendo que é um filme superior ao primeiro, quem sabe eu não dê uma chance? Ma vou preparar o espírito primeiro.
    Abraços!

  3. Pingback: Ponto Crítico – Ago/12 | Cine Resenhas·

  4. Pingback: Retrospectiva 2012 | Cine Resenhas·

Opine!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s