Uma Vida Melhor

Uma Vida Melhor | A Better LifeRecentes produções como “O Visitante” e “Território Restrito” conseguiram explorar com minucia a difícil vida de imigrantes ilegais nos Estados Unidos. Sem perspectivas de vida no lugar que habitam, transitar entre americanos se mostrou uma saída promissora, mas preenchida por riscos.

Estima-se que há mais de 50% de mexicanos entre todos os imigrantes ilegais em território americano. Na ficção, um deles é Carlos Galindo (Demián Bichir, que foi merecidamente indicado ao Oscar pelo papel), jardineiro que batalha diariamente para proporcionar uma vida melhor ao filho Luis (José Julián), que, por sua vez, está naquela fase da adolescência em que tudo lhe parece confuso e que a tentação para fazer escolhas erradas é forte.

Carlos cuida das mais belas residências da Califórnia e a oportunidade de lucrar mais com o seu trabalho surge quando o seu colega de profissão lhe oferece um caminhão. Ele acredita que um veículo seria fundamental para aprimorar o seu pequeno negócio, mas não tem dinheiro suficiente para comprá-lo. O empréstimo que retira com a sua irmã Anna (Dolores Heredia), já estabelecida como esposa de um americano, facilita os seus planos, mas um desagradável acontecimento mudará tudo.

O cineasta Chris Weitz (“A Saga Crepúsculo – Lua Nova”, “A Bússola de Ouro”) ainda não é maduro o suficiente para dar resoluções que permitem longos debates sobre a vida de ilegais em um país inflexível quanto ao tratamento de indivíduos de origens distintas. Por outro lado, não há como negar que acerta em cheio no retrato que faz entre pai e filho. A princípio difícil, o relacionamento entre Carlos e Luis envolve e comove pela determinação apresentada por ambos para superarem qualquer obstáculo.

Título Original: A Better Life
Ano de Produção: 2011
Direção: Chris Weitz
Roteiro: Eric Eason
Elenco: Demián Bichir, José Julian, Dolores Heredia, Carlos Linares, Nancy Lenehan, Rolando Molina, Tim Griffin, Tom Schanley, Joaquín Cosio e Bobby Soto

Anúncios

2 Respostas para “Uma Vida Melhor

Opine!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s