O Cordeiro

36ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo

No início de “O Cordeiro”, o casal Liz (Aoife Duffin) e Joe (Michael Mason) está dormindo em um carro velho estacionado em uma paisagem gélida. Liz é a primeira a despertar e percebe que o cão que tinham como companhia morreu, obviamente pela falta de zelo deles para com o animal. A situação serve para confirmar a decadência que ambos atingiram em suas vidas.

Em seu primeiro longa-metragem, o diretor e roteirista John McIlduff faz um road movie cujo destino dos protagonistas não é chegar apenas em algum lugar, mas também lidar assuntos mal resolvidos. No entanto, Joe não acompanhará Liz nesta viagem, pois ele foge assim que o seu pai chamado Eddie (Nigel O’Neill) aparece.

Joe trabalha com drogas e o seu pai, uma figura até então ausente, deseja livrá-lo de um grande problema com um traficante. Assim, suplica pela ajuda de Liz para que possa conduzi-lo a um endereço para retirar um cordeiro, que tem dentro de si uma grande quantidade de drogas. Embora Liz concorde em auxiliá-lo, ela tem uma motivação por traz de tudo, que é a possibilidade de reencontrar Kevin, um filho que abandonou.

Produzido com poucos recursos (algo evidenciado pela fotografia granulada), John McIlduff, que concebeu uma história singela, bela e por vezes bizarra, apoia-se exclusivamente no talento de Aoife Duffin e Nigel O’Neill. Além de apresentarem uma excelente química, a dupla faz funcionar todos os momentos de humor da história, que são muitos. Merece menção especial as tentativas de roubo de um automóvel justamente quando os proprietários dos veículos usam um banheiro público. Se há uma mudança de tom no terceiro ato de “O Cordeiro”, ao menos John McIlduff responde com coerência o vazio existencial de seus personagens, indivíduos perdidos diante dos laços familiares desfeitos.

Título Original: Behold the Lamb
Ano de Produção: 2011
Direção: John McIlduff
Roteiro: John McIlduff
Elenco: Aoife Duffin, Nigel O’Neill, Michael Mason, Sandra Ni Bhroin, Barry Etherson, Andrew Harris, Rose Henderson, Jacynth King, Shaun Paul Mcgrath, Paddy Rocks e Oisin Murray

Anúncios

Opine!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s