Sherlock Holmes – O Jogo de Sombras

Realizador de filmes superestimados como “Snatch – Porcos E Diamantes” e “Rock’n’Rolla – A Grande Roubada”, o inglês Guy Ritchie parecia uma escolha inadequada para dar uma nova roupagem a Sherlock Holmes, celebre detetive criado por Arthur Conan Doyle. Provou o contrário quando lançou “Sherlock Holmes” em 2009. O acerto não se concentrava apenas na escolha de Robert Downey Jr. para viver o protagonista, pois Guy Ritchie conseguiu introduzir na aventura um humor à lá Jack Sparrow (o famoso papel de Johnny Depp na franquia “Piratas do Caribe”) que combinava com a trama investigativa.

Com o grande sucesso de “Sherlock Holmes”, a realização de uma sequência era inevitável. Infelizmente, “Sherlock Holmes – O Jogo de Sombras” sofre do mal que abate várias continuações. Ciente dos acertos do primeiro filme, Guy Ritchie apenas os reutilizou e acrescentou poucas novidades que vão se enfraquecendo ao longo da história escrita pela dupla Kieran e Michele Mulroney (diretores de “Tempo de Crescer”).

O maior exemplo disto está na introdução de uma nova personagem, a cigana Simza (Noomi Rapace), que vai sendo deixada em segundo plano assim que o embate entre Sherlock Holmes e o professor James Moriarty (o ótimo Jared Harris, filho de Richard Harris) ganha potência. Também incomoda o tour feito pelo detetive e o seu fiel escudeiro Doutor Watson (Jude Law) em Londres, Paris e Alemanha, rendendo ao filme um ritmo claudicante.

Desta vez, Sherlock Holmes “rouba” Watson de sua lua de mel com Mary (Kelly Reilly) para que ele possa ajudá-lo a desmascarar Moriarty, conceituado professor com incríveis capacidades matemáticas que espalha o terror pela Europa sem que ninguém desconfie de sua identidade. A missão se torna pessoal quando Moriarty cruza rapidamente o caminho de Irene Adler (Irene Adler), o amor mal resolvido de Sherlock. Em meio a esta perseguição, algumas boas cenas de ação, a exemplo do bombardeio na floresta, surgem para espantar um pouco os bocejos e a constante sensação de repetição.

Título Original: Sherlock Holmes: A Game of Shadows
Ano de Produção: 2011
Direção: Guy Ritchie
Roteiro: Kieran Mulroney e Michele Mulroney, baseado nos personagens de Arthur Conan Doyle
Elenco: Robert Downey Jr., Jude Law, Noomi Rapace, Rachel McAdams, Jared Harris, Stephen Fry, Paul Anderson, Kelly Reilly, Geraldine James, Eddie Marsan, William Houston, Joe Egan e Clive Russell

Anúncios

2 Respostas para “Sherlock Holmes – O Jogo de Sombras

Opine!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s