Flor da Neve e o Leque Secreto

A principio impera a sensação de que o cineasta Wayne Wang está lidando simultaneamente com dois filmes em “Flor da Neve e o Leque Secreto”. Temos aqui duas histórias distintas sendo contadas e a única conexão entre elas está na curiosidade em ver as atrizes Gianna Jun e Bingbing Li incorporando duas personagens, pertencendo uma ao século XIX e a outra existente nos dias atuais. Apesar desse estranhamento inicial, as duas histórias de “Flor da Neve e o Leque Secreto” vão apresentando outras ligações ao ponto de cada uma depender da outra para existirem.

Em uma China movida por costumes hoje não praticados, Flor da Neve (Gianna Jun) e Lily (Bingbing Li) são laotongs, como eram conhecidas as amigas para toda a vida. Ambas cultivavam um relacionamento de lealdade e confidencias. Porém, em um período em que as mulheres eram destinadas a casamentos arranjados, a comunicação entre elas em muitos momentos se dava pelo uso do nu shu, uma linguagem secreta registrada através de leques.

Já no cenário atual, o foco recai em Sophia e Nina (novamente Gianna Jun e Bingbing Li), melhores amigas desde a adolescência. Ainda que Sophie e Nina sejam mais independentes que Flor da Neve e Lily e estejam presentes em um mundo globalizado, elas também podem ser consideradas laotongs. Isto se intensifica quando Nina revê Sophia no hospital em coma após sofrer um grave acidente.

Mesmo que Wayne Wang  anule parcialmente a força das duas histórias ao tentar equilibrá-las (as inúmeras elipses chegam a confundir o espectador), a sensibilidade estética do cineasta se mostra presente na maior parte de “Flor da Neve e o Leque Secreto”. O drama também é relevante ao explorar com clareza costumes que desconhecemos. Não é apenas a amizade pura entre essas mulheres o que verdadeiramente comove, mas os seus sacrifícios: para conseguirem um pretendente, elas são submetidas na infância a um doloroso processo de redução do tamanho de seus pés, havendo na pequenez o instrumento de sedução.

Título Original: Snow Flower and the Secret Fan
Ano de Produção: 2011
Direção: Wayne Wang
Roteiro: Angela Workman, Michael Ray e Ronald Bass, baseado no romance homônimo de Lisa See
Elenco: Gianna Jun, Bingbing Li, Russell Wong, Archie Kao, Coco Chiang, Hu Qing Yun, Shi Ping Cao, Ruijia Zhang, Vivian Wu, Congmeng Guo, Danping Shen, Yan Dai, Yulan Xu, Shiming Wang, Shouqin Xu, Ying Tang e Hugh Jackman

Anúncios

Opine!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s