Seita Mortal

Há quem afirme que o cinema americano não produz obras-primas em tempos recentes. A afirmação não passa de uma bobagem quando observamos as várias pérolas feitas por cineastas independentes. Porém, até elas dependem de estratégias de blockbusters caso queiram sobreviver no concorrido circuito de cinema. É necessário levantar uma boa grana para a divulgação do filme e deixá-lo nas mãos de um bom distribuidor.

Um dos nomes mais importantes da comédia dos anos 1990, Kevin Smith (“O Balconista”, “Procura-se Amy”) já passou por esta experiência. Com “Seita Mortal”, ele mudou as regras do jogo. Sabendo que precisaria levantar um bom investimento para bancar o marketing de “Seita Mortal”, Kevin Smith decidiu exibi-lo por conta própria em sessões especiais a meia-noite.

De certa maneira, essa peculiaridade de exibição cola bem com a narrativa de “Seita Mortal”, que faz uma crítica pesadíssima ao fanatismo religioso usando elementos de horror. Aqui, três jovens bobocas, Travis (Michael Angarano), Jared (Kyle Gallner) e Billy Ray (Nicholas Braun), recebem um convite de uma noite de sexo com Sarah Cooper (Melissa Leo). Claro, é uma cilada. Sarah é membro da igreja Five Points, cujo pastor, Abin Cooper (Michael Parks, sensacional), usa meios violentos para condenar a juventude da qual julga desenfreada.

A história ganha uma reviravolta quando as ações do pastor Abin chega ao conhecimento do xerife Wynan (Stephen Root), que por sua vez solicita o reforço do agente da ATF Joseph Keenan (John Goodman). Munidos de armas, Abin e os seus seguidores iniciam uma verdadeira guerra contra as autoridades.

Kevin Smith não tem qualquer sutileza em registrar o caos em que Travis, Jared e Billy Ray se meteram, inserindo-os em um cenário em que Religião e Lei já não asseguram a proteção que deveriam. Mesmo propondo este discurso interessante, “Seita Mortal” o invalida devido aos exageros de Kevin Smith ao encenar o tiroteio que se inicia entre fanáticos religiosos e agentes da lei.

Título Original: Red State
Ano de Produção: 2011
Direção: Kevin Smith
Roteiro: Kevin Smith
Elenco: Michael Angarano, Kyle Gallner, John Goodman, Kevin Pollak, Michael Parks, Melissa Leo, Deborah Aquila, Ronnie Connell, Kaylee DeFer, Anna Gunn, Matt Jones,
John Lacy, Alexa Nikolas, Stephen Root, Betty Aberlin, Kerry Bishé, Ralph Garman, Molly Livingston, James Parks, Jennifer Schwalbach Smith, Elizabeth Tripp, Haley Ramm, Patrick Fischler e Marc Blucas

Anúncios

4 Respostas para “Seita Mortal

Opine!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s