Melhores de 2011: Fotografia

Nascido no Chile, o diretor de fotografia Manuel Alberto Claro não teve grandes dificuldades em trabalhar com Lars von Trier em “Melancolia“. Disse que sua tarefa foi apenas traduzir em imagens o que o diretor dinamarquês imaginava. A harmonia nesta colaboração rendeu um filme visualmente arrebatador, que pouco lembra o Lars von Trier “puro” dos tempos de “Os Idiotas”, importante obra do movimento Dogma 95. A melhor decisão de Manuel Alberto Claro foi em dar contraste aos dois segmentos que compõem “Melancolia“, uma vez que o tom sépia usado para filmar o casamento de Justine pouco se assemelha ao azul que invade os mesmos ambientes pelos quais Claire transita na segunda parte da narrativa. Inspirado por clássicos como “Solaris”, “O Leopardo”, “O Espelho” e até mesmo obras anteriores de Lars von Trier como “O Elemento do Crime” para fazer “Melancolia“, Manuel Alberto Claro também entregou um primoroso trabalho em “Tudo Ficará Bem”, thriller exibido no ano passado.

Vencedor:Melancolia“ (Manuel Alberto Claro)

Outros indicados:A Árvore da Vida“ | “Alexandria“ | “Cisne Negro“ | “Não Me Abandone Jamais

Em 2010:Direito de Amar
Em 2009: “Anticristo
Em 2008: “Sem Medo de Morrer
Em 2007:  “Babel

5 Respostas para “Melhores de 2011: Fotografia

  1. Não assisti “Alexandria” e “Não me Abandone Jamais” dentre os filmes que estão na sua lista de indicados. Por mais que eu aprecie bastante o trabalho de fotografia em “Melancolia”, meu vencedor seria Emmanuel Lubezki por “A Árvore da Vida”. Até agora, acho injusto demais ele ter perdido o Oscar.

  2. Eu gosto da fotografia de Melancolia (acho que uma das coisa que gosto mais) mas eu acho que A Árvore da Vida deveria ganhar.

Opine!

