Melhores de 2011: Direção de Arte

Não há dúvidas de que com “Alexandria“ o cineasta Alejandro Amenabár fez uma narrativa que pode provocar reações conflitantes nos espectadores através de sua perspectiva bem parcial sobre Hipátia. A polêmica não justifica a maneira como o filme foi esnobado nas principais premiações cinematográficas, especialmente nas categorias técnicas. Dada como a produção espanhola mais cara já rodada, a excelência técnica existe graças ao trabalho do designer de produção Guy Hendrix Dyas. O britânico já assinou a direção de arte de filmes como “Elizabeth: A Era de Ouro” e “A Origem” (que lhe rendeu uma indicação ao Oscar) e em “Alexandria“ consegue um feito nem sempre possível em produções épicas: nos transportar para um episódio distante. A recriação da Biblioteca de Alexandria é impressionante.

Vencedor:Alexandria“ (Guy Hendrix Dyas)

Outros indicados:Hanna“ | “Meia-noite em Paris“ | “O Discurso do Rei“ | “X-Men – Primeira Classe

Em 2010:Alice no País das Maravilhas
Em 2009: “Bastardos Inglórios
Em 2008: Um Plano Brilhante
Em 2007:  “Harry Potter e a Ordem da Fênix

Anúncios

6 Respostas para “Melhores de 2011: Direção de Arte

  1. Dos seus indicados, ainda não tive a chance de assistir “Alexandria” e “Hanna”. Não tenho dúvidas de que a direção de arte do filme do Amenábar é boa, porque o Guy Hendrix Dyas é muito bom. Vou escolher meu vencedor, no entanto, dos filmes que eu assisti e que estão entre seus cinco indicados: “O Discurso do Rei”.

    • Kamila, acredito que Guy Hendrix Dyas jamais fez um trabalho tão impressionante quanto este em “Alexandria”. Uma pena, entretanto, que o reconhecimento no Oscar veio com “A Origem” e não com “Alexandria”.

Opine!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s