Melhores de 2011 – Ponto Crítico

Na sequência: "Cópia Fiel", "Cisne Negro", "Medianeras - Buenos Aires na Era do Amor Virtual", "Isto Não É Um Filme", "Meia-noite em Paris", "A Árvore da Vida", "A Pele Que Habito", "Lixo Extraordinário", "O Palhaço", "Harry Potter e as Relíquias da Morte - Parte 2", "Reencontrando a Felicidade" e "Pânico 4".

Conforme prometido na última edição do Ponto Crítico, o Cine Resenhas divulga agora os melhores filmes de 2011 com base em todas as avaliações enviadas pelos blogueiros convidados, que ao longo do ano passado contribuíram para o desenvolvimento desta seção que atualmente conta com quase vinte participantes. Todos editores dos melhores blogs de cinema na rede, vale ressaltar.

Ano passado tivemos o nacional “Tropa de Elite 2 – O Inimigo Agora É Outro” como o melhor filme de 2010 segundo o Ponto Crítico. Sucesso, a produção de José Padilha obteve 89% de aprovação entre os blogueiros. Já “Cópia Fiel” (que chegou ao circuito em março) é o selecionado como melhor lançado nos cinemas ou direto em DVD no Brasil em 2011, com média de 88%. Na imagem acima, podemos visualizar um TOP 12 representado por títulos que em seus respectivos meses de lançamento atingiram a melhor média.

Na sequência: "Cópia Fiel", "Cisne Negro", "Medianeras - Buenos Aires na Era do Amor Virtual", "Isto Não É Um Filme", "Meia-noite em Paris", "Tudo Pelo Poder", "A Árvore da Vida", "Namorados Para Sempre", "Incêndios" e "Melancolia".

Desta vez, também apurei os melhores filmes não me atendo apenas aqueles que se destacaram no mês em que foram lançados. Fechei assim um novo top, agora com dez títulos e que sofre sensíveis modificações comparado ao primeiro levantamento publicado no início dessa atualização a partir da sexta colocação.

Obrigado a todos e fiquem de olho nas próximas atualizações, onde o Cine Resenhas começará a selecionar os melhores do cinema em 2011 por categoria. É possível visualizar toda a lista de indicados clicando aqui. Com o fim dessas publicações, iniciaremos o ponto crítico de 2012 com o envio das listas compostas por filmes lançados em janeiro deste ano.

Participam do Ponto Crítico: Alex Gonçalves (Cine Resenhas), Ana Kamila (Cinéfila Por Natureza), Erika Liporaci (Artes & Subversão), Gustavo H. Razera (Cine Cápsulas), Hélio Flores (Cinefilia.com), João Paulo (Cine JP), Luis Galvão (Galvanismo), Marcelo Ferreira (visitante), Mateus Selle (Observatório do Cinema), Matheus Pannabecker (Cinema e Argumento), Mayara Bastos (Apaixonada Por Cinema), Maza Rigotti (Fila K), Pedro Henrique (Tudo é Crítica), Pedro Tavares (Cinema o Rama), Rafael Carvalho (Moviola Digital), Rafael Moreira (Impressões de Um Estranho), Robson Saldanha (Portal Cine), Vinicius Pereira (Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos) e Weiner Gomes (O Brado Retumbante!)

Obs.: você é blogueiro ou visitante e gostaria de participar das próximas edições? Basta enviar um e-mail para cineresenhas@yahoo.com.br ou manifestar interesse através dos comentários.

Anúncios

9 Respostas para “Melhores de 2011 – Ponto Crítico

  1. Adorei o reconhecimento para “Medianeras”. Dos filmes que vi no Festival de Gramado, esse foi, disparado, o melhor! Pena que aqui no Brasil ele foi ofuscado pelo apenas mediano “Um Conto Chinês”. Parece que, hoje, o povo só gosta de cinema argentino se for com Ricardo Darín…

    • Matheus, pois é! Além de “Medianeras”, também tivemos “O Homem ao Lado”, outra ótima produção argentina lançada ano passado. Ainda assim, tenho expectativas de que o filme aos poucos encontrará seu público.

  2. Gostei bastante da seleção feita, apesar de, ainda hoje e depois de muito ter debatido o assunto, não gostar do filme Meia-noite em Paris, o qual considero bastante duvidoso, apesar de se mostrar como um passatempo satisfatório. Ainda não assisti Melancolia, embora todos que eu conheço tenham falado bem. Gostei bastante dessa iniciativa de participar das votações, vou acompanhar com frequência.
    ;)

    • Luís, pois somos dois. “Meia-noite em Paris” é simpático, divertido e engraçadinho, mas só. Apesar de todo o reconhecimento, considero um Woody Allen menos criativo. E que bom que você gostou dessa seção. Daqui duas semanas devo despachar a relação de lançamentos que aconteceram em janeiro deste ano. Mandarei para você com cópia. Se quiser participar será bem-vindo. ;-)

  3. Ótimo top 10, Alex!!! Acho que representa bem diversos estilos, diretores e filmes. Para 2012, espero poder assistir mais filmes e contribuir mais com o Ponto Crítico que você tão bem organiza entre os blogueiros cinéfilos.

    • Kamila, embora eu não goste tanto assim de alguns filmes presentes, o top 10 foi bem satisfatório no sentido que você apontou: a diversidade. No mais, agradeço por você ter participado de todas as edições. ;-)

  4. Alex, só consegui ver agora a apresentação dos melhores e parabéns, gostei da ideia de focar nos olhares, em closes…muito bom cara. Parabéns e aguardando o próximo ponto crítico.

  5. Pingback: Melhores de 2012 – Ponto Crítico |·

Opine!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s