A Mentira

– There’s a higher power that will judge you for your indecency.
– Tom Cruise?

A vida de estudante pode ser um inferno para muitos adolescentes. Que o diga Olive (Emma Stone). Um exemplo perfeito de garota doce e inocente, Olive diz para sua melhor amiga Rhiannon (Aly Michalka, de “High School Band”) que em seu último final de semana livre perdeu a virgindade. Apenas uma mentira para não se sentir deslocada, pois passou todas as horas de tédio ouvindo sua canção favorita, “Pocketful of Sunshine”, da Natasha Bedingfield. Como esse tipo de informação é prato cheio para colegiais fofoqueiros, Olive é vítima do efeito bola de neve: de mentira em mentira, a reputação da moça vai para o espaço.

Se fosse rodado nos anos 1980, “A Mentira” facilmente seria confundido com um filme de John Hughes. E com mérito, pois o realizador Will Gluck tem “Curtindo a Vida Adoidado” no topo de seus filmes favoritos e faz em seu filme uma radiografia da atual geração teen. Há uma reunião de vários estereótipos, entre eles o homossexual enrustido (Dan Byrd), a fanática religiosa (Amanda Bynes) e o galã de bom coração (Penn Badgley) – e a sorte do espectador mais exigente é que todos são interessantes de serem acompanhados.

“A Mentira” só deixa a desejar no tratamento oferecido para os personagens secundários mais velhos, especialmente no caso de Patricia Clarkson e Stanley Tucci, que vivem os pais de Olive. O relacionamento do casal é moldado por atitudes tão liberais que dá vontade de ver um filme somente com eles. Se Will Gluck tivesse a atitude de descartar todas as cenas onde Olive registra a extensa confissão sobre suas mentiras diante de uma webcam, pouco eficientes apesar do notável talento cômico de Emma Stone, talvez pudesse conferir mais tempo para estas pessoas tão pitorescas que cercam a protagonista.

Título Original: Easy A
Ano de Produção: 2010
Direção: Will Gluck
Roteiro: Bert V. Royal
Elenco: Emma Stone, Penn Badgley, Amanda Bynes, Dan Byrd, Thomas Haden Church, Patricia Clarkson, Cam Gigandet, Lisa Kudrow, Malcolm McDowell, Aly Michalka, Stanley Tucci, Fred Armisen, Juliette Goglia, Jake Sandvig, Morgan Rusler e Andrew Fleming
Cotação: 3 Stars

Anúncios

5 Respostas para “A Mentira

  1. Pingback: Ponto Crítico – Abr/11 « Cine Resenhas·

  2. Pingback: Amizade Colorida « Cine Resenhas·

  3. Pingback: Retrospectiva 2011 « Cine Resenhas·

Opine!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s