Enrolados

Famoso conto de fadas dos irmãos Jacob e Wilhelm Grimm, “Rapunzel” ainda não havia ganhado uma grande produção com o selo Walt Disney. Pois a donzela com longos fios de cabelo finalmente tem um filme para si, com leves modificações na história originalmente publicada em 1698 e um clima de autoparódia que quase remete à “Shrek”. A recente investida do estúdio deu certo, apesar de ter sido ignorado na categoria de melhor animação no Oscar 2011 e tido um desempenho nas bilheterias aquém das expectativas.

No roteiro de Dan Fogelman, a princesa Rapunzel (voz de Mandy Moore) é raptada ainda bebê por Gothel (Donna Murphy). A cabeleira mágica da moça é capaz de rejuvenescer e por isto Gothel a mantém longe de todos. Mas Rapunzel é esperançosa e acredita que em algum momento finalmente conhecerá o mundo. O surgimento imprevisto de Flynn Rider (Zachary Levi), um bandido que encontra refúgio na torre onde vive Rapunzel, dará um agito na história, uma mistura de aventura, romance e musical.

Lançado com polêmica no Brasil (a dublagem de Flynn ficou a cargo do apresentador global Luciano Huck), “Enrolados” é uma animação que deve ser vista em inglês, especialmente pelo excelente trabalho de Mandy Moore e Zachary Levi, que fazem um belíssimo dueto em “I See the Light”. Já a dupla de diretores Byron Howard e Nathan Greno é responsável pela roupagem moderna dada ao clássico conto de fadas, espanando a poeira que essas histórias acumulam nos dias atuais e ganhando pontos graças à hilária presença de Maximus, cavalo que compra uma rixa com Flynn e que garante os melhores momentos de humor. Seria perfeito se não fosse o final feliz que permanece intacto: se “Up – Altas Aventuras” e “Ratatouille” são brilhantes justamente por contaram com conclusões melancólicas sob determinado ponto de vista, “Enrolados” não tem um encerramento com alguma novidade para ficar gravado na memória.

Título Original: Tangled
Ano de Produção: 2010
Direção: Byron Howard e Nathan Greno
Roteiro: Dan Fogelman, baseado no conto dos Irmãos Grimm
Vozes de: Mandy Moore, Zachary Levi, Donna Murphy, Ron Perlman, M.C. Gainey, Jeffrey Tambor, Brad Garrett, Paul F. Tompkins, Richard Kiel e Delaney Rose Stein
Cotação: 4 Stars

Anúncios

9 Respostas para “Enrolados

  1. Pingback: Um Gato em Paris « Cine Resenhas – 5 Anos·

  2. Pingback: Melhores de 2011 – Indicados « Cine Resenhas – 5 Anos·

  3. Pingback: Melhores de 2011: Canção Original « Cine Resenhas·

  4. Pingback: Melhores de 2011: Animação « Cine Resenhas·

  5. Pingback: Melhores de 2012: Canção Original | Cine Resenhas·

Opine!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s