O Turista

Não sendo mais do que um thriller de espionagem regular, a história de “Anthony Zimmer – A Caçada” não apenas chamou a atenção dos celebrados roteiristas Christopher McQuarrie e Julian Fellowes como também atraiu os dois maiores astros do cinema contemporâneo, Johnny Depp e Angelina Jolie, ao ponto de contracenarem pela primeira vez juntos. A atualização da obra francesa de Jérôme Salle também registra o passaporte de ida de Florian Henckel von Donnersmarck (Oscar de melhor filme estrangeiro por “A Vida dos Outros”) à Hollywood, culminando em uma produção que não justifica as três nomeações recentes ao Globo de Ouro, mas ao menos não faz feio dentro do gênero.

O início de “O Turista” se dá com o inspetor da Scotland Yard John (Paul Bettany) e sua equipe perseguindo a belíssima Elise (Angelina Jolie). Ela é o único ponto de ligação com Alexander Pearce, sujeito que roubou uma fortuna de um perigoso gângster e que deve milhões em impostos ao governo britânico. Com uma cirurgia que modificou totalmente sua face, todos estão com dificuldades de interceptá-lo, encontrando em Elise a isca perfeita nesta busca, pois Alexandrer se comunica com ela através de bilhetes. No primeiro deles, Alexander orienta Elise a pegar um trem para Veneza. A bordo, deve encontrar um homem qualquer que tenha a mesma estatura que Alexander, bem como convencer a polícia de que ele é o próprio Alexander e não Frank Tupelo, sua real identidade, um viúvo professor de matemática.

A armadilha e o conflito de interesses que se amplia com a entrada de Reginald Shaw (Steven Berkoff), então o finado gângster traído, faz de “O Turista” uma realização que remete as produções mais classudas de Alfred Hitchcock, especialmente “Ladrão de Casaca”. As locações na Itália e Paris são de encher os olhos e desempenham papéis importantes na narrativa. Graças aos cenários, os momentos entre Angelina Jolie e Johnny Depp ganham maior realce. Triste apenas testemunhar que toda a elegância e a boa fusão de mistério e humor esteja a serviço de um encerramento que aborrece ao recorrer a um dos pecados mais graves que pode existir no cinema: trapacear o público.

Título Original: The Tourist
Ano de Produção: 2010
Direção: Florian Henckel von Donnersmarck
Roteiro: Christopher McQuarrie, Florian Henckel von Donnersmarck e Julian Fellowes, baseado no filme “Anthony Zimmer – A Caçada”, de Jérôme Salle
Elenco: Angelina Jolie, Johnny Depp, Paul Bettany, Timothy Dalton, Steven Berkoff, Rufus Sewell, Christian De Sica, Alessio Boni, Daniele Pecci, Giovanni Guidelli, Raoul Bova, Bruno Wolkowitch e Ralf Moeller
Cotação: 3 Stars

Anúncios

3 Respostas para “O Turista

  1. Pingback: Retrospectiva 2011 « Cine Resenhas·

  2. Pingback: Melhores de 2011 – Indicados « Cine Resenhas – 5 Anos·

  3. Pingback: Melhores de 2011: Figurino « Cine Resenhas – 5 Anos·

Opine!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s