A Estrada

O cinema americano, com seus blockbusters ou alternativos, não sossega quando o assunto é o apocalipse. O australiano John Hillcoat não é um diretor de pretensões fáceis e encontra no romance “A Estrada” (de Cormac McCarthy, o mesmo de “Onde os Fracos Não Têm Vez”) a oportunidade de encenar uma versão diferente de um mundo pós-apocalíptico. Contando com auxílios de maquiagem realista e efeitos visuais sutis, a sua perspectiva sobre o fim do mundo é surpreendente.

Assim como em “Ensaio Sobre a Cegueira“, a narrativa busca confundir o público nos acontecimentos ao não batizar seus personagens com nomes, mas apenas com alguma característica. Sabemos com isto que há uma família composta por Homem (Viggo Mortensen), Mulher (Charlize Theron) e Garoto (Kodi Smit-McPhee). Os laços familiares são desatados quando Mulher abandona seu marido e filho em um cenário já atingido por uma tragédia jamais descrita com clareza. Antes de partir, apenas pede para que eles caminhem em direção ao sul. Dias se passam e Homem e Garoto encontram algum otimismo ao seguirem esta recomendação, mesmo que o percurso seja marcado por paisagens mortas, cadáveres e canibais.

Não demoramos para sentir que no fundo de todo o caos há um belo conto que preserva a determinação de um pai que é capaz de fazer tudo para o seu filho. Para isto, há a intervenção de personagens secundários defendidos por intérpretes tão bons quanto Viggo Mortensen. O que prejudica esta atmosfera de “A Estrada” é a presença do pequeno Kodi Smit-McPhee. Com atores mirins tão bons em atividade, é lamentável que a escolha seja de um garoto que nada oferece de positivo para o seu papel, limitando-se a lamúria e também sendo anulado diante das presenças especiais de intérpretes como Guy Pearce e Molly Parker – com a canadense especialmente marcante como a última personagem a aparecer em cena.

Título Original: The Road
Ano de Produção: 2009
Direção: John Hillcoat
Roteiro: Joe Penhall, baseado no romance de Cormac McCarthyElenco: Viggo Mortensen, Kodi Smit-McPhee, Charlize Theron, Robert Duvall, Guy Pearce, Michael K. Williams, Garret Dillahunt, Bob Jennings e Molly Parker
Cotação: 3 Stars

Anúncios

10 Respostas para “A Estrada

  1. Pingback: O Livro de Eli « Cine Resenhas·

  2. Pingback: Melhores de 2010 – Indicados « Cine Resenhas·

  3. Pingback: Melhores de 2010: Maquiagem « Cine Resenhas·

  4. Pingback: Melhores de 2010: Fotografia « Cine Resenhas·

  5. Pingback: Deixe-Me Entrar « Cine Resenhas·

  6. Pingback: Jovens Adultos | Cine Resenhas·

  7. Pingback: Resenha Crítica | O Livro de Eli (2010) - Cine Resenhas·

  8. Pingback: Resenha Crítica | Jovens Adultos (2011) - Cine Resenhas·

Opine!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s