A Rede Social

Quando a produção de “A Rede Social” foi confirmada com David Fincher na direção comentários questionando o potencial da produção rapidamente ganharam circulação. Afinal, é um projeto que se trata do Facebook, famosa rede social que atualmente conta com mais de quinhentos milhões de usuários. Tirando o “pequeno” detalhe de que seu fundador, Mark Zuckerberg, se tornou o mais jovem bilionário do mundo, qual outro dado é suficientemente interessante para se criar um longa-metragem dessa espécie? Pois Mark Zuckerberg não recorreu aos métodos mais honestos para a sua inovadora criação, como mostra este drama com oito indicações ao Oscar.

O ponto de partida desta história é em 2003, quando Mark Zuckerberg (incomporado por Jesse Eisenberg) leva um chute da namorada Erica (Rooney Mara). A situação é bem escrita por Aaron Sorkin, célebre pelo seriado “West Wing: Nos Bastidores do Poder”, apresentando o tom do filme. Na mesma noite, Mark elabora o Facemash, espaço virtual que se dedica a eleger os mais belos de Harvard com fotos roubadas de arquivos privados da universidade. O servidor enlouquece com os milhares de acesso em poucas horas e Mark responde pela brincadeira judicialmente. Isto chama a atenção dos irmãos gêmeos Winklevoss (Armie Hammer, que também contou com o auxílio de Josh Pence e de efeitos especiais para compor os papéis), ricaços que querem investir em alguma ideia promissora.

A parceria resulta no The Facebook, site de relacionamentos que cresce mais do que o esperado, levando Mark nas nuvens. Paralelamente, a montagem se empenha em antecipar algumas consequências no ano seguinte, quando Mark é processado pelo melhor amigo Eduardo Saverin (Andrew Garfield), paulistano que se mudou para Miami durante os anos 1990, e os irmãos Winklevoss, os financiadores iniciais do The Facebook. Outro a se envolver nesta história é o empreendedor Sean Parker (Justin Timberlake, convincente) notório pelo Napster, um serviço virtual de compartilhamento de músicas, e que sugeriu a mudança de The Facebook simplesmente para Facebook.

Para quem não está minimamente interessado na geração Web 2.0, “A Rede Social” será um pesadelo em celuloide. Tudo gira em torno da criação de um novo espaço para o mundo virtual e segue-se com isto uma narrativa que acelera a ligação entre personagens e de suas ações. É interessante notar algumas sutilezas criadas por David Fincher, que como diretor está menos presunçoso do que de costume. Mas elas, que focam o protagonista interagindo com pessoas como se fossem máquinas, não são tão valiosas para definir um filme como brilhante quando ele realmente só mostra a que veio em seus últimos momentos, ressaltando neles a ausência de sentimentos humanos numa espiral de ganância, traições e individualismo.

Título Original: The Social Network
Ano de Produção: 2010
Direção: David Fincher
Roteiro: Aaron Sorkin, baseado no roteiro de Ben Mezrich
Elenco: Jesse Eisenberg, Andrew Garfield, Justin Timberlake, Rashida Jones, Armie Hammer, Joseph Mazzello, Patrick Mapel, Max Minghella, Josh Pence, Dakota Johnson, John Hayden e Rooney Mara
Cotação:  3 Stars

Anúncios

6 Respostas para “A Rede Social

  1. Concordo em gênero e grau. Mais que retratar uma geração, o filme é uma aula de empreendedorismo e capitalismo para leigos. Mas acho que seu problema é esse: apenas retrata. É o mal do cinema de hoje. O filme passa e assistimos sem envolvimento.

  2. Adorei esse filme, pq se quer sabia como e quem inventou essa rede social, na qual eu nem faço parte..rs..foi td novidade as descobertas q fiz no filme e isso foi ótimo!
    Abs! Diego!

  3. Pingback: Minhas Mães e Meu Pai « Cine Resenhas·

  4. Pingback: Não Me Abandone Jamais « Cine Resenhas·

  5. Pingback: Vencedores do Globo de Ouro 2012 – Comentários « Cine Resenhas·

Opine!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s