Insolação


Quando um projeto cinematográfico conta não apenas com um mas dois nomes na direção a promessa é de que será concentrado neste trabalho conjunto a especialidade de ambos. Estes casos são mais típicos do cinema norte-americano, geralmente apresentando dois irmãos como realizadores. A cenógrafa carioca Daniela Thomas já dividiu créditos com Walter Salles em “Linha de Passe”, em um curta-metragem de “Paris, Te Amo” e outro intitulado “Armas e Paz”, “O Primeiro Dia” e “Terra Estrangeira”. Abandonou a parceria com Walter Salles para embarcar em outra, agora com o diretor teatral Felipe Hirsch. O resultado é “Insolação”, talvez o pior filme nacional exibido no circuito em todo o ano de 2010.

A intenção de Daniela Thomas e Felipe Hirsch foi moldar uma espécie de poesia em celulóide de amores não correspondidos, de pessoas com corações partidos. A condução de “Insolação” é tão desastrosa que dificulta ao espectador encontrar identificação com o drama de seus personagens. O veterano Paulo José funciona como narrador e o único personagem a ter algum elo com os papéis centrais, defendidos por nomes respeitados como Simone Spoladore e Leonardo Medeiros.

O empenho do diretor de fotografia Mauro Pinheiro Jr. ao representar em imagens a coletânea de personagens abalados emocionalmente é notável pelo bom uso de espaços simétricos (as locações são de Brasília). Tal beleza jamais compensa o vazio da realização dos cineastas, onde os próprios intérpretes parecem desconfortáveis com os personagens de poucas dimensões que não os valorizam. Com isto, “Insolação” cria apenas antipatia, cujos esforços de Daniela Thomas e Felipe Hirsch parecem destinados apenas para si próprios. Não deu outra: o público não considerou a experiência válida, fazendo com que o longa-metragem evaporasse do circuito em poucos dias.

Título Original: Insolação
Ano de Produção: 2009
Direção: Daniela Thomas e Felipe Hirsch
Roteiro: Sam Lipsyte e Will Eno
Elenco: Paulo José, Simone Spoladore, Leonardo Medeiros, Maria Luísa Mendonça, Arduíno Colassanti, Emílio Di Biasi, Jorge Emil, André Frateschi, Leandra Leal, Antonio Medeiros, Miguel Lunardi, Daniela Piepszyk e Eduardo Tornaghi
Cotação: bomba

 

Anúncios

5 Respostas para “Insolação

  1. Pingback: Tweets that mention Insolação « Cine Resenhas -- Topsy.com·

  2. Pingback: Ponto Crítico – Mar/10 « Cine Resenhas·

  3. Pingback: 10 Piores Filmes de 2010 « Cine Resenhas·

Opine!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s