Destinos Ligados

Destinos Ligados | Mother and ChildQuando se fala em cineasta que mantém em evidência o universo feminino em seus filmes todos jamais se esquecem de exaltar Pedro Almodóvar. Obras como “Volver”, “Tudo Sobre Minha Mãe” e a comédia “Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos” merecem créditos ao serem singelas homenagens às mulheres. Ainda assim, Almodóvar está muito longe de se assemelhar ao colombiano Rodrigo García. Não que estejamos desmerecendo a carreira do celebrado diretor espanhol, mas é o cinema de García que se vê com clareza todos os contrastes de uma mulher. Foi assim com sua estreia em “Coisas que Você Pode Dizer Só de Olhar Para Ela”, em “Questão de Vida” e agora em “Destinos Ligados”.

Rodrigo García ficou em baixa ao rodar em 2008 “Passageiros“. O suspense espírita é ótimo e um injusto fracasso financeiro, mas não era uma obra autoral do filho do escritor Gabriel García Márquez. Já em “Destinos Ligados”, rodado graças ao apoio do trio Alejandro González Iñárritu, Alfonso Cuarón e Guillermo del Toro como produtores executivos, revemos o inconfundível método narrativo de García, dividindo a história em vários núcleos. Aqui temos três. Há um protagonizado por Karen (a extraordinária Annette Bening, ainda maravilhosa aos cinquenta e dois anos de idade), profissional da saúde amargurada com o arrependimento que nutre desde a adolescência por entregar à doação uma filha que veio com uma gravidez indesejada. Sem segredos, sabemos que sua filha tem trinta e sete anos. Ela é Elizabeth (Naomi Watts), uma bem-sucedida advogada que passa a ter um caso com o seu chefe (papel de Samuel L. Jackson, contido como há muito não se via). Por fim, também conhecemos Lucy (Kerry Washington). Impossibilitada de engravidar, ela e o seu marido Joseph (David Ramsey) optam pela adoção do bebê que a jovem Ray (Shareeka Epps) carrega no ventre.

Aqueles que já assistiram “Coisas que Você Pode Dizer Só de Olhar Para Ela” e especialmente “Questão de Vida” talvez se sentirão órfãos de grandes explosões dramáticas das personagens. “Destinos Ligados” é um filme totalmente leve, onde o silêncio apenas não impera por conta da linda composição de Edward Shearmur. Talvez tenha sido a intenção de Rodrigo García em conduzir o seu drama com todo esse esmero. Afinal, “Destinos Ligados” é uma celebração à maternidade. A tristeza não abandonará Karen, Elizabeth e Lucy. O que não impede a confirmação de que o nascimento de uma criança é a dádiva que somente as mulheres podem compartilhar. Seja lá qual for essa concepção. Não perca!

Título Original: Mother and Child
Ano de Produção: 2009
Direção: Rodrigo García
Roteiro: Rodrigo García
Elenco: Annette Bening, Naomi Watts, Kerry Washington, Samuel L. Jackson, Jimmy Smits, David Morse, David Ramsey, Shareeka Epps, Carla Gallo, Marc Blucas, Cherry Jones, S. Epatha Merkerson e Amy Brenneman
Cotação: ****

 

Anúncios

10 Respostas para “Destinos Ligados

  1. Adoro o trabalho do Rodrigo García, tem sempre uma sensibilidade em sua histórias, exceto “Passageiros” que não vi ainda. Curiosíssima por “Destinos Ligados”. E espero que esteja gostando de “In Treatment”. ;)

  2. O gênio das personagens é tão forte que após o filme a gente se sente despedaçado. Não conferi ainda “Coisas para você dizer..”

  3. Mayara. Espero continuar vendo Rodrigo García trabalhando bastante, pois “Destinos Ligados” não entusiasmou em relação de bilheteria, apesar de ser lançado em circuito limitado. E muito obrigado por me recomendar o seriado “In Treatment”, a melhor sugestão que recebo em muito tempo. ;-)

    Kamila. Em breve estará sendo lançado em DVD. Não perca!

    Marcelo. Insisto que você assista a este primeiro trabalho de Rodrigo García.

  4. Pingback: Ponto Crítico – Ago/10 « Cine Resenhas·

  5. Pingback: Melhores de 2010 – Indicados « Cine Resenhas·

  6. Pingback: Melhores de 2010: Canção « Cine Resenhas·

  7. Pingback: Melhores de 2010: Trilha-Sonora « Cine Resenhas·

  8. Pingback: Melhores de 2011: Canção Original « Cine Resenhas·

  9. Pingback: Melhores de 2012: Canção Original | Cine Resenhas·

Opine!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s