Tony Manero

Tony ManeroQualquer um que esbarrar no filme chinelo “Tony Manero” sem ter conhecimento da sinopse pode muito bem associá-lo com um filme alternativo razoavelmente descompromissado. Afinal, Tony Manero é o nome do personagem de “Os Embalos de Sábado à Noite”, incorporado por um John Travolta que subiu ao posto de astro de Hollywood. As aparências, obviamente, enganam.

A história de Raúl Peralta (Alfredo Castro, em um desempenho assombroso que merece ser descoberto) se passa não somente nos anos da ditadura de Pinochet, mas também no lançamento explosivo da obra cinematográfica filmada por John Badham 1977. Desta forma, Raúl passeia tanto pelos cenários urbanos marcados pelos horrores políticos quanto no cinema para rever pela milésima vez “Os Embalos de Sábado à Noite” e o palco do salão que administra para mostrar ao público a coreografia exata de Tony Manero, executada com imperfeição pelas limitações que a idade causa na sua própria estrutura física.

Conhecemos o íntimo desse personagem quando surgem as metas de reproduzir a coreografia de Manero em cima do mesmo piso iluminado e de participar de um concurso televisivo que elegerá o melhor Tony Manero chileno. É daí que surge o Raúl psicopata, que mata todos que de certa forma interferem em sua obsessão, como o casal de idosos gerentes do mesmo cinema que retira de cartaz “Os Embalos de Sábado à Noite” para exibir outro fenômeno com John Travolta, “Grease – Nos Tempos da Brilhantina”, de 1978. É fascinante acompanhar esse personagem frio, por vezes desprezível, mas humano e que a sua maneira provoca empatia. Pena que todos os outros personagens, sem qualquer exceção, sejam unidimensionais, compostos sem interesse.

Título Original: Tony Manero
Ano de Produção: 2008
Direção: Pablo Larrain
Elenco: Alfredo Castro, Paola Lattus, Héctor Morales, Amparo Noguera e Elsa Poblete.
Cotação: 3 Stars

Anúncios

7 Respostas para “Tony Manero

  1. – Luis, é um filme bem envolvente. Já deve estar disponível em DVD. Veja!

    – Vinícius, infelizmente é verdade.

    – Rafael, ao menos você conhece o Tony Manero do John Travolta, né? :P

Opine!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s