10 Sequências Que Não Deveriam Existir

Muitos cinéfilos se queixam que o cinema contemporâneo muito se sustenta através de sequências, especialmente em Hollywood. E é uma reclamação que de fato precisa ser avaliada, pois ao contrário de décadas atrás, que sempre víamos continuações que chegavam até mesmo a superar o filme original (como é considerado ter se sucedido com séries de grande prestígio), a indústria hoje não encontrou maneiras mais originais de sobreviver do que em adaptar aquilo que foi garantia de sucesso em outras gerações e especialmente dar andamento a um produto que rendeu boas cifras em sua estreia na tela grande. Mas a qualidade nem sempre é garantida, como pode ser visto através da lista das piores sequências já vistas pelo blog.

Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, 2008
Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal, 2008

Depois de quase duas décadas em planejamento finalmente o filme foi lançado no ano passado. Mas nem o retorno de Steven Spielberg e Harrison Ford foram capazes de amenizar o gosto amargo que esta quarta aventura deixa. Se não bastasse o ritmo frouxo da ação, o roteiro ainda cria uma trama para lá de esquecível e patética. Sem dizer Cate Blanchett, no pior momento de sua bem-sucedida carreira. Leia a resenha completa clicando aqui.

Instinto Selvagem 2, 2006
Instinto Selvagem 2, 2006

Uma sequência para “Instinto Selvagem” até que não era uma má ideia. Bem, isto até Paul Verhoeven desistir de dirigi-lo e o filme, que mal saiu do papel, enfrentar um monte de problemas no tribunal (Sharon Stone chegou a processar os produtores). E olha que o filme quase foi estrelado por Ashley Judd e Kurt Russell! Mas tudo se resolveu e o resultado não poderia ser diferente: um fiasco em todos os sentidos. Nem a (pouca) nudez da atriz valeu a pena.

Mulher Solteira Procura 2, 2005
Mulher Solteira Procura 2, 2005

A subestimada obra-prima de Barbet Schroeder não merecia uma sequência tão vergonhosa. Para falar a verdade, o filme nem se trata de uma sequência direta do original e sim uma obra posterior que emula praticamente tudo dele. É a mesma história, a ambientação do clímax também, mas com a diferença de que o suspense foi trocado pelo constrangimento.

Legalmente Loira 2, 2003
Legalmente Loira 2, 2003

A ótima e simpática comédia de Robert Luketic parecia uma homenagem a aquelas que são conhecidas como “loiras burras”. Mas se nos primeiros minutos pensamos que a trama vai ser conduzido através das futilidades que Elle Woods (Reese Witherspoon) aprecia aos poucos vai se tornando uma diversão inteligente de uma loira que cursa direito e que move tudo ao seu favor com o conhecimento… das futilidades que aprecia. Já na sequência, o diretor Charles Herman-Wurmfeld (do elogiado “Beijando Jessica Stein”) arma um desastre de proporções gigantescas com uma história tolinha de Elle em defesa dos animais, inclusive da mãe do seu cachorrinho que, por sua vez, é gay. Por favor…

MIB - Homens de Preto 2, 2002
MIB – Homens de Preto 2, 2002

Uma química inusitada aconteceu com Tommy Lee Jones e Will Smith em “MIB – Homens de Preto”. Se isso já não era um ótimo atrativo o filme ainda contava com efeitos especiais e maquiagem de tirar o fôlego. Tudo para sustentar uma aventura de ficção para lá de divertida e bem-humorada. Nada disto se repete em “MIB – Homens de Preto 2”, comandado pelo mesmo Barry Sonnenfeld do sucesso de 1997. E apesar das boas curvas, Lara Flynn Boyle não merecia pagar o mico que foi o de viver a vilã.

A Bruxa de Blair 2 - O Livro das Sombras, 2000
A Bruxa de Blair 2 – O Livro das Sombras, 2000

“A Bruxa de Blair 2 – O Livro das Sombras” também poderia entrar na lista dos filmes mais oportunistas já feitos. Se aproveitando do surpreendente fenômeno da obra assustadora da dupla Daniel Myrick e Eduardo Sánchez, a sequência foca um grupo de jovens que vão à floresta que marcaram o filme anterior para estudarem se de fato a Bruxa de Blair existe.

Ring 2 - Chamado, 1999
Ring 2 – Chamado, 1999

Já admiti que considero “O Chamado” de Gore Verbinski um filme superior em todos os sentidos em comparação de “Ring – O Chamado”, o cult oriental que o inspirou. Mas o filme de Hideo Nakata também era assustador, embora em uma potência menos elevada. Mas nada se salva em “Ring 2 – O Chamado”. Raramente se vê uma história sendo executada de maneira tão desenfreada. Ou mesmo uma vilã que parece ter sido confeccionada com Durepox.

A Experiência 2 - A Mutação, 1998
A Experiência 2 – A Mutação, 1998

É verdade que “A Experiência” de 1995 não é uma obra cultuada como deveria, mas este que é o melhor filme de Roger Donaldson foi uma excelente ficção B com os nomes de peso de Ben Kingsley, Forest Whitaker e Alfred Molina no topo dos créditos. E ainda tinha a maravilhosa Natasha Henstridge, cuja carreira estacionou definitivamente no exato momento em que topou protagonizar a risível continuação.

O Rei Leão 2 - O Reino de Simba, 1998
O Rei Leão 2 – O Reino de Simba, 1998

“O Rei Leão”, eterno jovem clássico que povoa a mente de todo o público, também se tornou vítima de uma sequência muito, muito ruim. Enquanto a produção era uma animação emocionante e até mesmo bem pesada a continuação acompanha Kiara, leoa que enfrenta os seguidores do terrível Scar do filme de 1994. Totalmente insípido.

Halloween III - A Noite das Bruxas, 1982
Halloween III – A Noite das Bruxas, 1982

A série “Halloween” pode até ir bem das pernas sem a presença de Laurie Strode. Mas sem Michael Myers não dá! Mas vocês acreditam que isso já aconteceu? Pois é. Tudo pode ser apreciado em “Halloween III”, que se trata de uma história maluca onde crianças são mortas ao vestirem máscaras do Dia das Bruxas.

48 Respostas para “10 Sequências Que Não Deveriam Existir

  1. Pingback: Twitter Trackbacks for 10 Sequências Que Não Deveriam Existir « Cine Resenhas [cineresenhas.wordpress.com] on Topsy.com·

  2. Só não concordo com Indy IV aí. Sério, o filme é diversão pura, tem problemas sim, mas não deixa de ser uma ótima aventura.

    (e nem sou saudosista hein…)

    Já o resto, totalmente de acordo.

  3. Também não entendo esse ódio com Indy IV. O filme tem um sabor nostálgico e uma trama que se desenvolve bem (apesar do final esdrúxulo). Não é ótimo, mas não chega a ser ruim.

    Já em relação ao “A Experiência”, preciso discordar completamente. O primeiro filme não é B, é vagabundo mesmo, uma vergonha! Já o segundo assume melhor esse lado “Supercine” da vida. É tão idiota quanto o primeiro, porém bem mais divertido. Não é isso que importa?

  4. Ola, Bom gostei da lista a maioria esta a escolha certa realmente não deveriam ter continuações , apesar de discodar de um ou doi filmes , mas muito bem realizada a lista e bem lembrada as pessiamas continuações acertou em cheio ex: a bruxa de blair 2 , mulher solteira procura e instito selvagem, todos pessimos.

  5. Concordo com sua lista, menos um pouco sobre MIB 2, me diverti tanto quanto o primeiro! E existem tantos filmes que a continuação é ótima, como Homem Aranha, o segundo para mim é o melhor dos três. Mas tem filmes que deveriam ter mesmo parado no primeiro, como O Rei Leão, que fez tanto sucesso que eles sentirão a necessidade de continuações (o 2 e o 3). Hoje em dia, pode-se observar, geralmente quando um filme de animação faz sucesso, não a necessidade de continuação e sim renovação!!!
    ABRAÇO

  6. Tirando “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal” que é muito bom, acho que a maioria dessas sequências não deveriam ter saído do papel mesmo. A pior, sem dúvida, foi “Instinto Selvagem 2”.

  7. Ai Alex, você pega muito pesado com Indy 4. Minha expectativas não foram superadas com ele, também detesto a trama principal, mas acho-o bom, bastante divertido. Adoro a interpretação da Cate e todos os aspectos técnicos. Li sua resenha e ainda não entendi os 1,5. Tiraria ele da lista.
    Lembro que quando assisti MIB 2, isso há uma centena de anos, me diverti bastante. Hoje eu já não sei. Prefiro ficar com essa boa impressão.
    A Bruxa de Blair 2 não tive coragem. Nunca verei. Adoro o primeiro e sua ideia parece ter sido jogado no lixo nessa continuação.
    A Experiência 2 é um horror e O Rei Leão 2 NUNCA deveria ter existido.
    Os outros eu não vi, que bom.

    []s!

  8. sem dúvidas que esses erros vão continuar acontecendo até que o lucro venha em troca. acho que o pior é ‘Instinto Selvagem 2’, e naõ acho que ‘o rei leão 2’ tão ruim assim não. rsrs

  9. Bruno, como eu escrevi na minha resenha de “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal”: “Nostalgia é bom e eu gosto, mas se é para tirar do papel algo tão desleixado quanto este “O Reino da Caveira de Cristal” prefiro rever as aventuras anteriores.” Bruno, e claro que a diversão que um filme rende é o que vale, mas eu discordo completamente, pois considero “A Experiência” uma ótima ficção.

    Isaac, que bom que você mais concordou do que o contrário, rs. Minhas listagens com dez destaques sobre algum tema específico nunca são uma unanimidade ao julgar pelos comentários, rs.

    Daniel, você, na realidade, está falando sobre “Ring 2 – O Chamado” ou a sua versão americana, “O Chamado 2”?

    Pedro, só se for em ruindade!

    Ricardo, talvez um dia eu até elabore algo em relação de boas sequências (no caso de “Homem-Aranha” eu odeio todos!). E é para ver que há muitas animações por aí também são prejudicadas por essa vontade de nos empurrar várias sequências. Ao menos os maiores sucessos da Pixar não correm o risco de terem as suas histórias alongadas. Abraço.

    Vinícius, eu DETESTO “Instinto Selvagem 2”, mas se fosse fazer a lista por ordem de “preferência” ele não ficaria no topo.

    Jeff, mas como é possível apreciar algo que tem uma trama detestável? Acho muito, muito ruim! Mas quando você roubar a minha conta de usuário no WordPress pode se sentir livre para fazer as suas alterações, rs. E é bom que você não reveja mesmo “MIB 2”, já que tenho certeza de que essa boa impressão de antes será apagada. Abraços.

    Luis, como falei ao Vinícius, não considero “Instinto Selvagem 2” o pior dessa lista. O pior dos piores é “Mulher Solteira Procura 2”.

  10. Lembro até hoje do quanto me diverti assitindo Indiana Jones 4 nos cinemas. Entretenimento puro! Mas eu vou concordar quanto ao resto. Ao menos dos que eu assisti. Listaria “Efeito Borboleta 2”, um fiasco pertubador!

  11. Wally, dou graças ao bom Deus de não ter visto “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal” nos cinemas. Tenho certeza de que a frustração seria ainda maior. E “Efeito Borboleta 2” (e até “Efeito Borboleta: Revelação”) é bem desastroso. Mas não é pior do que os dez que aparecem aqui.

  12. Jeff, eu não odeio “O Exorcista – O Início”. Aliás, a versão original deste filme, ainda inédito por aqui, é bem curiosa.

    Alexandre, ah, não! “Psicose 2” é muito bom! :D Mas em relação do “Efeito Borboleta 2” eu concordo.

  13. Gustavo, tu é fã fiel de Spielberg! :D E acho que você é o primeiro que conheço a falar bem de “O Rei Leão 2 – O Reino de Simba”. Assisti a animação no início do Ensino Fundamental e todos os alunos da minha classe quase cairam no sono tamanho o tédio – e olha que éramos o público alvo!

  14. Halloween III é um excelente filme!
    O único erro foi justamente chamar-se ‘Halloween III’, pois não é uma continuação da série (pelo menos, não na prática).
    Não gosto nem do primeiro filme: Legalmente Loira, MIB, Rei Leão e a Bruxa de Blair.
    O resto eu concordo.

  15. Alex, com todo o respeito. vc devia tentar encaixar nessa lista aí Efeito Borboleta 2. Aquilo sim não deveria existir de fato.

  16. Claus, já eu não gosto! Eu morri de raiva as duas vezes que assisti por conta de levar a assinatura da franquia. Se fosse uma obra independente, eu choraria de tanto rir (não há como não sentir vergonha alheia com aquela música do filme!). E eu gosto dos filmes originais das sequências que destaquei, especialmente “A Bruxa de Blair”.

    Marcelo, eu concordo. “Efeito Borboleta 2” é um filme muito ruim. Mas não me provocou a mesma frustração que essas dez sequências aqui presentes conseguiram.

    Marcelo, “Tropas Estrelares” só mesmo do Paul Verhoeven. Ainda nem vi as duas sequências (dizem que a terceira parte lembra um pouco o original por trazer de volta o mesmo protagonista). E “Jogos Mortais” já deu o que tinha que dar faz tempo!

  17. Beto, eu sempre fiquei na expectativa de uma quarta aventura estrelada por Indiana Jones, mas este quarto filme, do jeito que ficou, não deveria existir. No entanto, se o quinto realmente sair do papel vou assistir com a esperança de ver algo muito bom. Se bem que pior do que “O Reino da Caveira de Cristal” é algo impossível de acontecer…

  18. É simples… as pessoas esperam algo tão gigantesco com a volta de Indiana Jones ou de Star Wars que simplesmente nenhum filme, nenhuma sequencia, pode atender às expectativas. Eu discordo de indy4, de O Rei Leão 2 e de Legalmente Loira 2. O resto é realmente caça-níqueis ou tentativas de reviver carreiras, como Instinto Selvagem 2 e Sharon Stone…

    Há braços

  19. Como disseram acima, eu quando vi o MIB 2 eu gostei, mas acho que se eu rever o filme de novo vou me decepcionar.

    Rei Leão 2 é horrível, nunca deveria ter sido lançado e acredito que muita gente nem saiba que exista

  20. Boa lista, mas ache que nenhuma sequencia supera Highlander 2… Foi a primeira vez na história que a sequencia não só era horrorosa como tentou estragar o enredo do filme original…

  21. Samuel, pelo visto “Efeito Borboleta 2” é a pior sequência de sempre ao julgar pelos comentários, rs.

    Paulo, no caso de “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal” eu não esperava por um grande filme, pois considero somente “Indiana Jones e o Templo da Perdição” uma aventura irretocável. E eu ainda gosto de muita coisa que a Sharon Stone está envolvida (“Bobby”, “Flores Partidas”, seu desempenho em “Alpha Dog”), mas ela errou feio mesmo ao aceitar protagonizar “Instinto Selvagem 2”, embora a grana que ganhou tenha sido beeem considerável. Abraço.

    Xupisco, confesso que quase revi “Mib 2” por conta da participação do Michael Jackson. Sorte que pensei duas vezes. E eu também acredito que há muitas pessoas que ainda não viram “O Rei Leão 2 – O Reino de Simba”.

    Felipe, já eu detestei!

    Isaias, o que tornou “A Bruxa de Blair” tão bom foi a maneira realista como foi operada a câmera. Já a sua sequência não trás ao menos uma cena bem realizada para compensar.

    CosDeus, já eu achei um trash dos mais risíveis. Involuntariamente, claro!

    Christian, visitei o seu espaço. Gostei muito das tiras humorísticas.

    Nelson, obrigado. E eu nunca assisti “Highlander 2”, mas já devo imaginar o desastre, pois nunca li um comentário positivo sobre esta sequência. O que questiono é essa franquia, que até o momento é cercada de vários episódios.

  22. Pingback: Top Posts « WordPress.com·

  23. Não vejo nd de errado no 4º filme de Indiana Jones e Legalmente Loira 2.
    O que está faltando nessa lista eh Múmia 3,sem a Rachel Weisz,metade da graça se foi…

  24. Interessante, só também não concordo com Indy 4. Me diverti muito, achei muito legal – claro que não tão bom quanto os anteriores, mas, num geral, um bom filme.

  25. Sou fã de carteirinha de Indy mas vou concordar plenamente com o Alex. O filme deixou de ser uma otima aventura, que o diga o primeiro, para virar um filme extremamente comercial. E convenhamos, Cate Já fez papel melhor do que essa canastrice. Devia tá devendo o condominio pra ter feito isso. O final então, nuss.. Esse penalti foi na trave.

  26. Elizabete, como falei ao Nelson, eu ainda não assisti “Highlander 2”.

    Jabberwocky, com certeza!

    Camila, você tem razão sobre “A Múmia 3 – Tumba do Imperador Dragão”, mas não acho o filme sufientemente ruim para figurar nesta lista.

    Gabi, confesso que estou achando estranho toda essa unanimidade em relação de “Indiana Jones e o Reino da Caveira de Cristal” por aqui, pois conheço uma boa quantidade de pessoas que não gostaram da quarta aventura do personagem.

    Burity, amém! Também não compreendo o que a Cate Blanchett está fazendo aqui. E Deus! O que foi aquele sotaque boratiano da Cate Blanchett? Muito, muito ruim!

  27. Assim como a maioria, não concordo com a presença de Indiana Jones 4 na lista (que é bem divertido), pois há sequências muito piores que poderiam estar em seu lugar como: Cubo 2, Efeito Borboleta 2, O Homem sem Sobra 2 e cia.

  28. Eu gostei do 4° Indiana Jones, inferior aos 3 primeiros, mas muito bacana e divertido, tomára q tenha o 5°, o 6°..
    Só ñ vi desse: “Mulher Solteira Procura 2” e “O Rei Leão 2”!
    Concordo com todos os demais, bem desnecessários!
    Ah, tem “A Experiência 3 e 4” sabia? q são piores q o segundo, parece q vai ter o 5°!
    Abs! Diego!

  29. Diego, MUITO inferior, diga-se de passagem. E para o bem do seu próprio tempo livre: nunca veja “O Rei Leão 2” e especialmente “Mulher Solteira Procura”. E eu sabia que tinha “A Experiência 3” e “A Experiência 4”. Só vi o terceiro e ele é péssimo. Mas ainda considero o segundo MUITO pior. Abraços!

Opine!

