Espelhos do Medo

Espelhos do Medo | MirrorsO jovem cineasta francês Alexandre Aja conseguiu um feito impressionante dentro do gênero ao qual se sustenta desde seu primeiro trabalho: ser exaltado por muitos como o nome mais promissor no cinema de horror com o seu segundo filme, o ousado “Alta Tensão”, protagonizado pela conhecida Cécile De France. O diretor já havia realizado “Furia”, um filme nada conhecido com uma também nada conhecida Marion Cotillard, mas “Alta Tensão” é um filme tão forte em sua brutalidade, da qual não polpa nem mesmo uma criança, que nem o desfecho para lá de manjado fez com que o interesse dos americanos em solicitar os trabalhos do profissional fossem diminuídos. O resultado foi um filme ainda melhor, “Viagem Maldita”, refilmagem de “Quadrilha de Sádicos”.

Em “Espelhos do Medo” Aja enfrenta um novo desafio. Aqui ele é comandado por muitos produtores que investiram nada menos que 35 milhões de dólares para a confecção dessa refilmagem de “Espelho”, do coreano Kim Sung-ho. A história é sobre Ben Carson (Kiefer Sutherland, também produtor executivo), um detetive afastado do seu cargo por causa de uma missão mal-sucedida, onde acabou por matar um homem. As crises posteriores a este acontecimento fizeram com que o seu casamento com Amy (Paula Patton) passasse por muitos atritos, resultando na separação não muito bem resolvida entre o casal que tem dois filhos pequenos, Daysi (Erica Gluck) e Michael (Cameron Boyce, péssimo). Quando Ben precisa de mais dinheiro para tentar modificar essa situação trabalhando em uma loja de departamentos toda incendiada e repleta de enormes espelhos, Alexandre Aja e Grégory Levasseur começam a elaborar momentos mais angustiantes do que aquele visto nos créditos iniciais da fita, de um homem misterioso sendo morto pelo seu próprio reflexo no espelho.

A ambientação é sinistra e o talento do cineasta francês em fazer horror é notável. Exemplo disto é a participação de Amy Smart. Embora descartável a princípio como a irmã do protagonista Sutherland, a bela atriz se sujeita a uma cena que, acreditem, nunca será capaz de ser apagada da memória. É um trabalho caprichado este o de “Espelhos do Medo”, que infelizmente se move com base em uma premissa muito, muito fraca. Apesar do desfecho curioso, dá a sensação que mesmo sendo Aja e seu parceiro Levesseur os roteiristas o estúdio não permitiu que a dupla ousasse mais na violência que a premissa permitia (o longa recebeu classificação R nos EUA). Uma pena, pois o que era para ser um passo adiante na carreira de Aja antes de “Piranha 3D” acaba sendo um retrocesso.

Título Original: Mirrors
Ano de Produção: 2008
Direção: Alexandre Aja
Roteiro: Alexandre Aja e Grégory Levasseur, baseado no filme “Espelho”, de Kim Sung-ho
Elenco: Kiefer Sutherland, Paula Patton, Amy Smart, Cameron Boyce, Erica Gluck, Jason Flemyng e Mary Beth Peil.
Cotação: ***

 

40 Respostas para “Espelhos do Medo

  1. Pingback: Paura degli Specchi : cinextutti·

  2. Esse filme foi uma completa perda de tempo na minha opinião… ou quase, já que essa cena da banheira é uma das coisas mais bizarras que já vi em minha vida – e pelo menos disso irei me lembrar, ainda que o filme no conjunto seja bem esquecível. Abraço!

  3. Só ouço comentários negativos quanto a esse filme. Uma pena, pois gostei bastante de Alta Tensão e Viagem Maldita. Tenho que assistir primeiramente o original coreano para depois esculhambar esse.

  4. Vindo de “Viagem Maldita”, esperava mais do filme. Gostei do visual, a cena da Amy Smart foi angustiante e o plano final é interessante – mas implausível. Mas o filme em sí não me agradou. Achei tudo muito forçado.

    Nota 4.5

    Ciao!

  5. Ah, Vinícius, não é assim uma perda de tempo! Eu também acho um filme esquecível, mas a direção de Aja é tão bacana que eu aprovei o longa. Abraço!

    Denis, ao menos a cena é uma unanimidade!

    Ibertson, procurei um pouco pelo original e nada. Daí optei por assistir a refilmagem primeiramente. Mas se você gostou dos filmes anteriores do diretor dá para curtir um pouco este.

    Wally, mas filmes com temáticas sobrenaturais tendem a ser forçados. O negócio é se deixar levar um pouco pela fantasia da coisa. Mas, de fato, para um diretor que fez o ótimo “Viagem Maldita” esperava-se um pouco mais desse projeto. Abraço!

  6. Eu não sei se gostei de Espelhos de Medo. Diríamos que o nome no elenco e a direção se sobressaia bem mais que o resultado do filme. O filme tem lá suas tensões e Alexandre Aja é um nome a ser considerado. O final hermético me agradou bastante também.

  7. Mayara, claro. E com você? E fiquei com MUITA pena da Smart no filme! Sorte para a mocinha em “Adrenalina 2”. Beijos!

    Marcelo, concordo totalmente com você! Alexandre Aja novamente exibe a sua boa forma com o gênero e isto já é algum crédito.

  8. Gostei muito do filme, muito envolvente, gostaria de saber quando lança o Espelhos do medo 2, ja vi o trailer do filme e achei interessante, que pena que não é com a Amy Smart, mais continua sendo com o Kiefer Sutherland. abraço a todos

  9. Eu entendo sua pessoa, mais o problema, é que eu vi o trailer do filme no youtube, da sequencia do filme, depois de varios anos a esposa dele tenta encontrar ele, com a ajuda de um paranormal, todos acham que ele está morto, mais ela diz para todo mundo que ele está vivo, e ela corre atras de encontrar ele. abraço

  10. Neto, após o seu comentário confesso que cheguei a pesquisar na Internet sobre algo que confirma uma sequência de “Espelhos do Medo” e nada encontrei. Você pode estar me fornecendo o link do Youtube? Abraço!

  11. tb queria saber sobre a sequencia do filme espelho do medo, pois vi o trailer da parte 2 do filme no youtube, um abraço…

  12. Marco, assim como o Neto vocês devem ter se confundido. Há um filme recente chamado “The Brøken” que também trás como ameaça reflexos em espelhos. Certamente é deste filmes que estamos falando, não de “Espelhos do Medo 2”.

  13. Olá Marcio e Neto, gostei muito do filme Espelhos do Medo e tb gostaria de ver o 2, mas como o sr. Alex está sendo enfático em dizer que n tem, poderiam por gentileza postar o link p tds. Abraços!!!

  14. Eduardo, você, o Neto e o Marco estão equivocados. Meu Deus, esse trailer é FAKE da cabeça aos pés! Ele inicia com a última cena de “Espelhos do Medo” e continua com o trailer de “Alma Perdida”. No meio do caminho voltam as cenas de “Espelhos do Medo” e colocam até mesmo ‘O Incrível Hulk” no meio da bagunça. Vejam o trailer de “Alma Perdida” para você perceber: http://www.youtube.com/watch?v=fdkCjdm_fmY

    Abraços!

  15. To voltando novamente para esclarecer o esquema do filme Espelhos do medo, calculei o filme no youtube, na verdade tem algumas cenas do hulk e alma perdida, mais se vc reparar bem no trailer, o filme é real, bagunçaram, na minha opiniao alex, não é fake, so que o cara bagunçou o trailer, presta atençao no trailer que vc vai ver como é verdade, a tradução está correta e o trailer começa do final do filme, quando ele sai do predio em direção a avenida, não vou mudar de opiniao, vou trabalhar mais nesta hipotese, qualquer novidade eu posto aqui. Abraço a todos

  16. Boa noite Srs. É… meu caro Alex, voltei a ver o trailler no youtube novamente, acho que vc realmente tem razão, inclusive eu já assiti o filme que está misturado nele. Me desculpe.

  17. Neto, eu acabei de esclarecer que não existe “Espelhos do Medo 2”. O filme mal conseguiu fazer sucesso em bilheterias americanas… Nenhum produtor está interessado em sequência e não é porque vimos um filme com desfecho “em aberto” de que temos que nos convercer de que isto já é o suficiente para uma sequência. É claro que pode acontecer de alguém criar uma continuação canalha daqui há alguns anos (como essas que vem direto para DVD), mas daí já é outra história. Abraço!

    Eduardo, não precisa se desculpar. Ao menos consegui fazer com que você analisasse de que o trailer do link postado anteriormente por você não passasse de algo falso. Já o Neto é caso para analista, rs.

  18. Rss, tá certo. Deixa te perguntar, n sei se vc curte séries, mas eu ando, sempre que posso, assitindo algumas, no momento tô apaixonado por Kyle XY, só que um amigo disse que ela pára na 3ª temporada, pois n se interessaram em continuar e vão por outra no lugar, sem dar fim ao menos, é mole? Vc sabe se essa informção é real? Abraços!

  19. Eduardo, infelizmente eu não ando tendo mais tempo para acompanhar seriados. Ou é cinema ou séries televisivas – e eu prefiro MUITO mais o primeiro. E eu nunca assisti, mas conheço a história desse “Kyle XY”. A série de fato foi cancelada no término da terceira temporada. Fiquei sabendo que muitos se queixaram, pois não há uma conclusão satisfatória no último capítulo da terceira temporada. Abraços!

  20. Cara eu adorei este filme e adoraria uma sequecia para ele, a cena da banheira velho é angustiante é daquelas cenas q te faz mesmo q sem querer desviar o olhar e até mesmo embrulhar mais é muito daora e nunk vai sair da minha cabeça realmente rsrs e o final é muito bom não imaginaria um final melhor q até dá com facilidade fazer um outro roteiro o os mesmo atores do primeiro, e a luta do ator princial( o então jacke de 24horas q adoro) com a velha possuida kkkk nossso muito massa, tenho q confessar q só loquei este filme pq Jacke Bauer estarei nele HAHA e cara vendo esse filme me fez lembrar e surgiu uma vontade enorme de ver o Kiefer Sutherland em uma futura sequecia de terro em silent Hill no qual sou fanzão tanto do filme como no jogo já imaginaram Kiefer Sutherland como james Sutherland do segundo Silent Hill o mesmo sobrenome já teem HAHA.

  21. Ruan, eu gostei do filme, mas uma sequência seria uma idéia totalmente idiota, na minha humilde opinião. Aliás, o filme já não se movimenta muito bem por causa de alguns excessos na narrativa. Esticá-los em uma continuação seria um tiro no escuro. E acredito que muitos assistiram ao filme somente pela presença do Kiefer Sutherland, mas o meu interesse pelo filme só surgiu mesmo depois da comentada cena na banheira. E eu estou louco para uma sequência de “Terror em Silent Hill”. Espero que aconteça.

  22. EAFS, a notícia de que vai existir um “Espelhos do Medo 2” saiu no finalzinho de agosto. Mas o problema é que os visitantes confirmaram a sequência antes mesmo dela ser oficializada (para falar a verdade só há um roteirista envolvido na produção, nada de elenco ou diretor contratado, muito menos que Kiefer Sutherland voltará). Dê uma olhada nos comentários anteriores. Você verá que até em trailer falso o pessoal caiu…

  23. O filme Espelhos do Medo 2 já tem seu roteirista contratado. Segundo informações do site Bloody-Disgusting, Matt Venne (Luzes do Além) já escreveu o argumento do filme.
    __________________________________________________

    O primeiro filme da série, estrelado por Kiefer Sutherland, fez um moderado sucesso mundial.

    Ainda não se sabe quando começa a produção de Espelhos do Medo 2. A franquia é inspirada no horror coreano Geoul Sokeuro.

  24. Robson, o roteiro ainda está sendo escrito. Não será lançado em março nem com reza brava.

    Neto, exatamente. Aliás, você já assistiu o filme original?

    Eduardo, são sim. Chequei na moderação de comentários, fique tranquilo. Abraços.

  25. Pingback: Piranha « Cine Resenhas·

Opine!

