Jogos Mortais V

Jogos Mortais VJá se fazem quase quatro anos que o primeiro “Jogos Mortais” ganhou os cinemas brasileiros e se tornou, merecidamente, um filme cultuado pelo público em geral. E este suspense, que custou uma quantia estimada de um milhão de dólares, conseguiu feitos impressionantes. Tornou-se a franquia mais lucrativa da história do gênero, assim como o tempo recorde desafiado para produção de suas quatro sequências, cada uma sendo exibida nos Estados Unidos anualmente no Halloween. Mas, como já sabemos, tudo o que gera um grande lucro tem consequências negativas. No caso da franquia “Jogos Mortais”, que ainda inaugurou uma nova forma de se fazer cinema de horror, o seu pecado se tornou o excesso ou mesmo a repetição: a carnificina já nos deixa exaustos e os efeitos frenéticos só atrapalham.

Ao todo, a série já se aproxima a arrecadação mundial de 700 milhões de dólares. A soma do orçamento dos cinco filmes não chega a 10% de tudo isso. E em “Jogos Mortais V”, ao contrário do que se esperava, todas as peças não foram montadas. Aos que ainda se interessam em acompanhar toda a saga de Jigsaw, vale lembrar que, assim como no episódio anterior lançado em 2007, é o detetive Mark Hoffman (Costas Mandylor) o sujeito por trás das novas artimanhas que fazem com que vítimas com passado negro sofram para valorizar a própria existência. Mas Hoffman tem no seu encalço o Agente Strahm (Scott Patterson), que depois de sair a salvo de uma armadilha apavorante aos poucos vai conseguindo juntar muitas pontas soltas. Conexão que revela muita coisa até então deixadas ocultas nos episódios anteriores, mas que faz ampliar uma teia formada por muitos flashbacks e novos caminhos em aberto.

É verdade que a série já mostrava um desgaste desde o seu terceiro capítulo e que o episódio posterior a este deixava as coisas ainda mais desinteressantes. Mas com a entrada de David Hackl, que foi responsável pelo design dos longas anteriores, no comando do filme após a desistência de Darren Lynn Bousman – este tendo responsabilidades com a aguardada fantasia musical “Repo! The Genetic Opera” (que trás em seu elenco Alexa Vega, Paris Hilton e Paul Sorvino) -, “Jogos Mortais V” não é de todo ruim, lembrando em certas ocasiões o que havia de melhor na série concentrado nos dois primeiros filmes. Estes momentos são todos protagonizados por Julie Benz, aqui interpretando Brit. Atriz do seriado “Dexter” e que apareceu como a mocinha muito bem intencionada de “Rambo IV”, aqui ela aparece elegante e bem ardilosa, liderando uma das muitas passagens isoladas de “Jogos Mortais V” que, no fim das contas, são ligadas ao desfecho novamente surpreendente.

Título Original: Saw V
Ano de Produção: 2008
Direção: David Hackl
Elenco: Costas Mandylor, Scott Patterson, Julie Benz, Betsy Russell, Meagan Good, Mark Rolston, Carlo Rota, Greg Bryk, Laura Gordon, Joris Jarsky, Mike Butters e Tobin Bell.
Cotação: 2 Stars

Anúncios

12 Respostas para “Jogos Mortais V

  1. Hehehe, até que veria esse filme, mas lembrei da promessa que fiz em não conferir mais nenhum longa da série após o péssimo quarto capítulo. É como você comentou: ainda mantém o interesse para alguns, mas meio que já me cansei de todas essas reviravoltas bobas que “Jogos Mortais” sempre tem. Não sabia da presença da Julie Benz, interessante… Abs!

  2. Alex, eu desisti dessa franquia na parte dois. Mas, já conferi a parte 3 na TV a cabo e pretendo assistir aos outros longas quando eles estrearem nos canais da TV por assinatura!

  3. Esperava uma bomba completa, mas pelo jeito, pode ser o capitulo mais curioso da trama, onde já pode se sentir que está chegando ao fim e o seu maior trunfo será que esse fim existe .. abraços

  4. Vinícius, é verdade que a série já cansou. Mas é possível ver “Jogos Mortais V” sem reclamar muito.

    Cassiano, a série abriu um contrato para cinco episódios e imaginava que tudo acabaria neste. Acho que ano que vem, sim, teremos uma sequência totalmente dispensada, mesmo que este quinto longa deixe muitas pontas soltas.

    Robson, são curtinhos, rs. E veja o segundo, pois é tão bom quanto o primeiro.

    Kamila, é o melhor que você pode fazer. Este quinto, por exemplo, só vi mesmo porque não paguei nada para assisti-lo.

    JP, engana-se, pois aqui o final deixa muitas coisas em aberto. Se continuar faturando do jeito que está, mesmo que este quinto não tenha adquirido o mesmo valor dos episódios anteriores, vamos ter muitos “Jogos Mortais” ainda. Abraços!

    Jeff, até que faz bem, pois o quarto é muito ruim.

  5. Olá, Alex! Tdo bem?

    Parei dever “Jogos Mortais”, depois de ver a parte 2. E não pretendo ver os próximos, e tenho que confessar que tenho nervos sensíveis. rsrsrsrs

    Fique bem, beijos e tenha um ótimo 2009! ;)

  6. Mayara, compreendo. A série “Jogos Mortais” sem cenas de violência bem gráficas que fazem muitas pessoas sensíveis taparem os próprios olhos. Mas como vejo filmes de horror desde os seis anos já estou acostumado com esse tipo de matança e sanguinolência, rs. Beijos, excelente 2009!

  7. Ao todo, a série já se aproxima a arrecadação mundial de 700 milhões de dólares.

    O Retorno??????

    Ao todo, a série já se aproxima a arrecadação mundial de 700 milhões de dólares.

  8. Eu assisti todo os filmes Jogos Mortais nos cinemas desde o primeiro e essa quinta parte eu não tive coragem de ir ver em vista de uma sucessão de filmes ruins queeu havia visto na época. Acabei deixando de lado, mas com certeza irei conferir em DVD. Gosto muito da série e principalmente do vilão que ao menos em vista dos outrso tem um motivo “ponderável” para exorcizar seus demônios. E outra coisa: adoro as trilhas sonoras dos filmes da série também, um som bem pauleira – recomendo te Alex a procurar um dos álbuns sonoros, o quinto mesmo é ótimo, se esse for realmente o teu som.

Opine!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s