Melhores de 2007: Ator

1: Toby Jones, por “Confidencial”
.
Hollywood costuma menosprezar suas “crias” quando estas não tem um perfil desses astros atuais como Will Smith ou Johnny Depp. Baixinho e pouco conhecido, Toby Jones finalmente ganhou seu merecido destaque ao protagonizar “Confidencial”, onde vive ninguém menos que Truman Capote. Mas nem mesmo o prêmio de ator britânico concebido pela London Critics Circle Film Awards o livrou de preconceitos perante as comparações existentes entre o seu Capote e o Capote oscarizado de Philip Seymour Hoffman. Mas está lá toda a postura e nuances que remetem ao verdadeiro escritor, tudo a favor de um filme mais emocionante e envolvente.

2: Forest Whitaker, por “O Último Rei da Escócia”

– Finalmente o grande Forest Whitaker recebeu um Oscar depois de tantas interpretações de qualidade. E, ao contrário de muitos atores e atrizes, Whitaker nem pensou em empinar o próprio nariz. Com a sua honestidade e seriedade como profissional continuou investindo a sua carreira em projetos pequenos após sua consagração por “O Último Rei da Escócia”, como notamos em suas participações eficientes nos recentes “Ponto de Vista”, “Ligados Pelo Crime” e “Os Reis da Rua”. Mas é no filme de Kevin Macdonald que Whitaker surpreende ao transmitir confiança e perigo com uma naturalidade estarrecedora. Uma pena que o seu Idi, o destaque James MacAvoy e a contribuição de Gillian Anderson seja o que melhor o filme tem a oferecer.

3: Michael Shannon, por “Possuídos”
.
Acertada a decisão de Tracy Letts e William Friedkin de convocar Michael Shannon para novamente interpretar Peter Evans, mas agora nos cinemas. Este bom ator que teve suas participações praticamente esquecidas em “Pearl Harbor”, “Vanilla Sky”, “As Torres Gêmeas”, “O Lenhador” e tantos outros longas nos oferece em todo o instante uma incômoda sensação de loucura quando afirma que insetos circulam por todo o seu corpo. E assim como Ashley Judd, Shannon entrega-se de corpo e alma ao personagem. 

4: Wagner Moura, por “Tropa de Elite”
.
Não à toa, Wagner Moura é considerado por muitos o melhor ator brasileiro da atualidade, sendo até mesmo considerado como o grande profissional do ano passado pelas participações em “Saneamento Básico – O Filme” e especialmente em “Tropa de Elite”, que fez do seu Capitão Nascimento uma figura inesquecível de nosso cinema, onde alterna os comportamentos de líder durão do Bope e de marido dedicado, mas próximo de estourar e impor sua autoridade dentro da própria casa. Nascido na Bahia, formado em jornalismo e parceiro constante de cena de Lázaro Ramos, Moura está no novo filme de Guel Arraes, “Romance”.

5: Sacha Baron Cohen, por “Borat – O Segundo Melhor Repórter do Glorioso País Cazaquistão Viaja à América”
.
Sacha Baron Cohen já havia provado que podia arrancar boas risadas do espectador como Ali G, no filme de mesmo nome produzido em 2002. Mas nada supera o seu Borat. O ator/personagem apronta de tudo ao ir para a América, numa busca incessante pela bela Pamela Anderson. Pelo caminho, ainda esbarra em feministas das quais julga ter cérebro do tamanho de um esquilo, se hospeda numa casa de um casal judeu e ainda protagoniza uma bizarra cena de luta completamente nu. É um show de bizarrice e ousadia que o Globo de Ouro fez questão de premiar. Assim como o Cine Resenhas faz questão de lembrar e aplaudir.

Anúncios

11 Respostas para “Melhores de 2007: Ator

  1. Sabe, não vi isso em Jones. Na verdade, achei até exagerada sua atuação. Prefiro ele mais simples, como em “O Despertar de uma Paixão”.

    Minha lista:

    1)Forest Whitaker, O Último Rei da Escócia
    2)Brad Pitt, O Assassinato de Jesse James pelo Covarde Robert Ford
    3)George Clooney, Conduta de Risco
    4)Wagner Moura, Tropa de Elite
    5)Christian Bale, O Sobrevivente

    Ciao!

  2. Só não vi Confidential. O Oscar foi merecido para Foraster Whitaker por O Último Rei da Escócia. A atuação de Michael Shannon é ótima, mostrando toda a paranóia sofrida pelo personagem brilhantemente. Wagner Moura é um dos grandes atores brasileiros na atualidade e sua atuação em Tropa de elite foi mais uma de suas boas atuações. E Sacha Baron Cohen foi reconhecido por seu hilário papel em Borat.

  3. Pedro, Forest Whitaker realmente está tudo bem, mas não enxergo toda essa distância da sua performance e dos outros indicados aqui. Abraço!

    Gustavo, de acordo.

    Kamila, espero que você um dia confira os desempenhos de Jones e Shannon.

    Mayara, já aguardava este estranhamento, rs. Beijos!

    Vinícius, “Capote” é um filme mediano.

    Wally, não enxerguei nenhum exagero ali. E ainda não vi “O Despertar de Uma Paixão”. Abraços!

    Wendell, espero que consiga este feito até o final do ano. Obrigado pela visita.

    Otavio, vejo que muitos adoraram o Moura. Abraços!

    Ibertson, você deveria assistir “Confidencial”

    Carranca, merecidíssimo! Abraços!

Opine!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s