Ausência, Justificativas, ELCV, Desabafos, Desapontamento, Agradecimentos e Vida Nova!

 

Caros cinéfilos e cinéfilas, tudo bem?

 

Sei que muitos estranharam a ausência de atualizações neste modesto espaço ao qual sempre me dediquei, mesmo com tantas responsabilidades fora do mundo virtual para resolver. No entanto, esta nova publicação servirá como justificativa para aqueles com os quais não tenho contato em outros locais além do mundo blogueiro. Como alguns amigos já sabem o mês de julho foi para lá de preocupante. Desde os catorze anos de idade sonhava em participar um dia da Escola Livre de Cinema e Vídeo, um curso gratuito de cinema em Santo André. Mas ainda faltava quatro anos para que o desejo de participar deste evento de quatro semestres fosse concretizado, pois a coordenação permite a participação para o processo seletivo para aqueles maiores de dezoito anos. Esses quatro anos se passaram e finalmente pude me inscrever.

 

A primeira etapa exigia do candidato somente o preenchimento de uma ficha, onde estavam relacionados campos para dados pessoais e questões acerca do meu interesse pelo curso. Expectativas crescendo e recebi uma resposta positiva. Mas era só o primeiro passo. A segunda fase do processo seletivo aconteceu no início de Julho, no Cine Teatro Carlos Gomes, onde era necessária a apresentação de um material de minha própria autoria, carta de recomendação, cópias de certificados do trabalho, entre outros.

 

Tive que ajustar alguns dos textos aqui já publicados e levá-los numa pasta com os outros documentos. Daí veio a parte difícil da coisa. Depois da entrega dos materiais, cada candidato ia em direção do espaço no palco que estivesse relacionado a placa sinalizando o grupo ao qual cada um pertence. Como fui um dos primeiros a me inscrever fiquei na fileira “A”. Primeiro veio uma dinâmica, onde cada grupo era dividido em dois e tinha que atravessar uma linha sem que um pé completo seja colocado para fora do traço marcado por uma fita. Foi divertido e exigiu muito equilíbrio. No segundo momento os professores pediram que todos desenvolvessem individualmente uma apresentação com o tema “Meu Mundo é o Meu Assunto”. O prazo para a conclusão era de quarenta e cinco minutos. Foi bem trabalhoso, mas acredito que pude criar um texto legal, onde tentei mostrar a importância do cinema na minha vida através de títulos de diversos longas. Uma pena que não permitiram que eu passasse tudo a limpo – algo que quase todos não conseguiram com as suas criações improvisadas. Em seguida mais uma dinâmica, o famoso “nó humano”. Depois da brincadeira, um questionário para responder antes do aguardado momento: a entrevista. Foi difícil escolher um filme como predileto, mas selecionar Brian De Palma como diretor favorito foi algo confirmado sem pensar duas vezes. Depois de responder a todas as questões, que também envolvia um espaço para descrever o meu cotidiano.

 

Daí vem um dos candidatos perguntando “Quem é o Alex Gonçalves?”. Ao levantar a mão fui rapidamente ao local que acontecia a entrevista. E como deve acontecer com qualquer pessoa, fui surpreendido com perguntas para lá de estranhas. “O que você pretende fazer daqui a dez anos?”. Poxa, não tenho nada planejado para a semana que vem – como terei uma previsão do que serei e do que farei daqui a uma década? Quanto tinha oito anos sonhava em me formar em pedagogia – uma profissão que, atualmente, quero passar longe! Não seria mais sábio se interessar pelos meus objetivos que pretendo concretizar numa questão de pouco tempo? Enfim… Seguindo o conselho da coordenadora antes das perguntas, procurei ficar o mais calmo possível, mesmo com toda aquela tensão existente.

 

Com este processo que deve ter levado uns seis minutos, fui informado de que na próxima semana seria informado, por telefone, sobre a terceira etapa do processo seletivo. Não foi bem o que aconteceu. E é com um pouco de desapontamento (e alívio, pois a minha vida praticamente parou com toda essa ansiedade ao aguardar pelo novo resultado), que informo que, desta vez, não recebi uma resposta positiva. Não tem problemas! Apesar dos pesares, será bom saber que vou poder prosseguir com a vida tentando expressar um pouco do meu fascínio pelo cinema aqui. Sei que tenho muito que amadurecer, mas espero contar com vocês, grandes amigos virtuais, para essa fase de desenvolvimento. Quem sabe isso daqui não dure, com base naquela pergunta banal, uns dez anos? Antes de concluir esse desabafo, gostaria de agradecer muito a minha professora de Literatura ao qual tive o imenso prazer de conhecer e me tornar aluno no último ano do ensino médio, a Silvana. Foi ela que me apoiou tanto em tentar agarrar esse sonho de me inscrever para o curso quanto ao continuar escrevendo textos para publicar neste espaço, mesmo com todos os insultos sem propósitos que de tempos em tempos sou “presenteado” através dos comentários ou mesmo em outros sites. Mas também não posso me esquecer da Kamila, uma amiga muito especial, do Wally, um ser que anda se tornando bem presente nestes momentos livres aos quais me conecto a este mundo virtual, ao Matheus, que teve paciência ao ler uma parcela dos meus desabafos, o Luciano, que ficou na torcida, e ao Francisco, um amigo para lá de bacana que não tem um blog. Ah, a minha maninha Luciana também não pode ser esquecida. Agradeço a todos que também ajudam no crescimento deste espaço. No mais, amanhã tem fechamento do mês!

 

Abraços!

16 Respostas para “Ausência, Justificativas, ELCV, Desabafos, Desapontamento, Agradecimentos e Vida Nova!

  1. A vida continua, mesmo sem sabermos o que seremos daqui a dez anos. Se é que seremos…

    Outros desafios e projectos certamente que se irão atravessar nesse teu ‘caminho’. Não há que ficar decepcionado, mas sim com confiança no futuro.

    Abraço.

  2. Me lembro de uma frase cliche de Batman Begins muito interessante no qual Alfred pergunta ao Bruce “por que nós caimos” e Bruce não entendeu o significado e Alfred disse, para se levantar …

    Amigo, a vida tem muito disso, cair e levantar, porém se focar no que você ama, podes ter a certeza que conseguirás tudo que imaginas …

    Fica aqui a força e qualquer coisa é só me procurar …

    PS: não me venha me convencer que a Nicole é atriz …

    abraços

  3. Alex, desejo mais sorte no futuro e leve tudo isso como uma experiência, afinal você tem capacidade para muito mais – e tenho certeza que os amigos blogueiros compartilham dessa opinião. Um grande abraço! ;)

  4. Se tu não passou, quem foi o cara que entrou no teu lugar.

    Alex, com certeza você vai conquistar o que você deseja. Empenho e muito trabalho é tudo que você precisa. E isso todos sabem que você tem.

    Abraço!

  5. Hoje, num post que escrevi no meu blog, escrevi sobre um ditado francês que adoto como um mantra pessoal: “tudo pode acontecer para aquele que sabe esperar”. O teu sonho não se realizou agora, mas tem tudo para acontecer mais na frente. Eu acredito em você e na sua capacidade! Bola para frente, Alex! E, qualquer coisa, pode contar comigo!

  6. Boa sorte para você mesmo assim Alex! Que pena que não deu certo o seu objetivo, mas talvez mesmo seja algo bom, ao menos para nós blogueiros que teremos mais sua presença nesse mundo cinéfilo. xD

    Pode contar comigo, sempre. ;)

    Ciao!

  7. Olá, Alex! Sei que na vida tem altos e baixos, as vezes eu nem sei o que farei na minha vida amanhã! rsrs. Mas temos que seguir em frente e pode contar comigo para tudo!

    Boa sorte e Beijos! [;)]

  8. Ao menos você lutou bastante para tentar chegar onde queria – já é um bom caminho percorrido, e, com certeza, na próxima tentativa, terá maior sucesso. Não há por que acreditar no contrário.
    No mais, fico contente que tenha voltado às atividades na blogosfera!

    Cumps.

  9. Cara, antes de mais nada, meus sinceros parabéns pra ti!!! Não é qualquer um que tem a coragem de tentar, que se esforça e vai atrás daquilo que deseja. Muita gente fica esperando algo acontecer, e no final ainda coloca a culpa no mundo ou em Deus.
    Portanto, parabéns por você ter ido atrás!
    Não deu agora, mas tu és muito novo ainda, valeu como experiência isso, pra ti cresceres cada vez mais. Continua acreditando no teu sonho, que assim vais longe!
    E lembre-se sempre, O tempo de Deus é diferente do tempo dos homens.

    Abraço cara!! Se cuida.

  10. Alex, sei bem como é se preparar pra algo e não conseguir. O bom é que a experiência serve de aprendizado, deve lhe fortalecer e da próxima vez vc pode se sair bem melhor. Quanto a ter ficado afastado do blog por um tempo, vc fez isso por uma boa causa, então todos nós (seus leitores) entendemos e somos compreensivos ;)
    Mas não desista de nenhum sonho, o negócio é traçar metas e correr atrás delas (mesmo que isso implique diminuição do tempo de lazer, como ver filmes e escrever sobre os mesmos). Bola pra frente, meu camarada! Grande abraço!

  11. Ei! Nada de desânimo, hein! Vc ainda tem muito chão para percorrer e em um ano vc vai se surpreender com seu amadurecimento pessoal e profissional (nisso me refiro a cinema). Continuo aqui, torcendo pra que você esteja sempre batalhando pelo seu espaço e o conquistando.
    Abraço, chato! hehehehe

  12. A vida é assim mesmo… se alguma coisa vier com facilidade, tbm se vai com facilidade… eu tenho certeza que tu irá conseguir da próxima vez, pois vc estará com mais força, mais garra..
    o negocio é erguer a cabeça e continuar.. batalhar, ter fé…
    Vou ficar na torcida aqui!
    Se Deus fecha uma porta hoje, abrirá outras em breve.. isso se você não abaixar a cabeça e ficar se amargurando…
    Forte abraço e se precisar, pode contar comigo!
    Abraços!!!!

  13. Amigos, gostaria muito de agradecer ao apoio de todos. Li atentamente todos os comentários, mas o curto tempo não me permite responder um por um. Ainda assim, fico extremamente feliz pelo carinho que recebo de vocês.

    Obrigado novamente!

  14. ola, como vai Alex?
    tudo bem contigo!!!?
    espero que sim te escrevo hoje pois ainda não tinha visto esse seu blog, bam, deixe eu me apresentar!
    estive contigo na seleção do ELCV, te confesso que sinti igual dificuldade, a proposito tirando uma certa inversão no processo, pois acho que a linha e o cordão humano foram sucessivos e depois ocorreu a driação com o tema “Meu Mundo é Meu assunto”, bem tanto faz.
    Tambem estive no grupo “A” para aquela seleção, ma não me informaram por telefone, tive que agurdar até o ultimo instante para saber a resposta.
    Eu sei o suspense que foi…assim como vc.
    Gostaria de marte contato contigo, pois antes mesmo de estar nesta seleção ja estava envolvido com produção audiovisual, quem sabe não possamos trocar alguma figurinhas!
    aguardo teu contato!

    Abraços!
    ps.: otima narrativa, vc realmente escreve muito bem!!!

  15. Luiz, que mundo pequeno, não? Vou bem, obrigado. E você?

    Naquele dia vi muitas pessoas do nosso grupo se conhecendo e deixando endereços de e-mail para se comunicarem futuramente, mesmo que não selecionados naquela etapa do processo seletivo, enquanto eu estava mais isolado me preparando para a entrevista.

    Seria um prazer manter contato com você. O wordpress me forneceu o e-mail que você utilizou para escrever este comentário e já o adicionei no Messenger. Caso tenha algum outro espaço ao qual posso entrar em contato com você (Orkut, Sonico, Flixter) me avise.

    Já em relação do processo, também não fui avisado por telefone. Diariamente visitava o site da prefeitura e aguardava por novidades através da comunidade da escola no Orkut. Daí chegou à hora e pude visualizar se o meu nome estava relacionado entre a turma formada por cinquenta alunos ou a reserva com dezesseis alunos. Daí a única coisa que tive de fazer foi mesmo retirar todos os meus textos no Cine Teatro Carlos Gomes, onde, grosseiramente, recebi minha pasta com marcas de café derramado. Pelo visto, a escola não deve preservar a seriedade de uma universidade, como, havia decretado anteriormente.

    Enfim, fico aguardando o seu retorno.
    Um abraço, excelente final de semana.

Opine!

