Amor Pra Cachorro

Amor Pra CachorroEm “Por Um Sentido na Vida”, filme dirigido por Miguel Arteta e roteirizado por Mike White, Jennifer Aniston é Justine, uma jovem mulher amargurada que, como bem representa o título nacional, procura por algo ou alguém que a faça ter uma nova perspectiva de vida e que ela tenha alguma emoção. Mas o seu marido indecoroso e o emprego monótono dificultam que ela alcance seus objetivos, até se relacionar com um dos seus colegas de trabalho (interpretado por Jake Gyllenhaal), que compartilha os mesmos objetivos de Justine, apesar das suas excentricidades. Na sua primeira experiência por trás das câmeras e com o apoio de Brad Pitt e Jack Black como produtores, sendo também ator de outras comédias como “Escola de Rock” (que também assina o roteiro), Mike White confere muitas características daquele drama independente de 2002 em “Amor Pra Cachorro”, sendo agora a comediante Molly Shannon a protagonista. Ela também é amargurada e tem a sua vida modificada com a chegada de um homem. Entretanto, White optou por uma narrativa mais leve, com muitos momentos de diversão.

O veterinário Newt (Peter Sarsgaard) é o responsável pela mudança de comportamento de Peggy. Mas antes que o provável interesse amoroso se estabeleça, passamos a conhecer um pouco da vida dela, uma mulher doce, um exemplo de funcionária competente e carinhosa com as poucas pessoas que estão presentes em seu cotidiano, como o seu irmão Pier (Thomas McCarthy), a sua cunhada Bret (Laura Dern), os seus sobrinhos e a sua amiga Layla (Regina King). Mas é no seu cãozinho de estimação Pencil (ou Lápis, se preferir) que ela encontra a sua companhia para todas as horas. O problema é que ao animal ultrapassar a barreira para a casa vizinha, Peggy depara-se com o seu cachorro num péssimo estado, resultado em seguida na sua morte por possível envenenamento, talvez ocasionado por Al (John C. Reilly). É aí que surge Newt e suas boas intenções em doar um de seus cães a Peggy, sendo nesta amizade sincera que ela começa a desenvolver expectativas de encontrar um parceiro que sempre desejou, chegando a apoiá-lo em projeto em defesa aos animais e virando vegetariana.

É nesta situação onde aquela velha frase cômica “quanto mais conheço as pessoas, mais eu amo os animais” surte um efeito mais sério, já que Peggy sofre uma grande decepção ao notar que esta paixão crescente que tem por Newt não está sendo correspondida. Assim que ela começa a cometer algumas pequenas “loucuras”, como transferir dinheiro da empresa onde trabalha como doação para ações que salvam os animais de experiências de cosméticos ou para virarem casacos de pele. Mas o conhecimento de White por tipos melancólicos e solitários permite que este drama nunca derrape na caricatura. Ao contrário. Este retrato triste mas esperançoso adquire um resultado especial com o seu belo desfecho, numa confortável mensagem de autoconhecimento. Mas é um resultado agradável obtido muito pela interpretação de Molly Shannon, num dos melhores desempenhos femininos até o instante. Descoberta no programa humorístico americano “Saturday Night Live” e atriz frequente em filmes de comédia, Shannon prova que também possui um invejável talento para interpretações dramáticas, sendo capaz de emocionar com toda a dor que expressa.

Título Original: Year of the Dog
Ano de Produção: 2007
Direção Mike White
Elenco: Molly Shannon, Laura Dern, Regina King, Thomas McCarthy, Josh Pais, John C. Reilly, Peter Sarsgaard, Amy Schlagel, Zoe Schlagel e Dale Godboldo.
Cotação: 3 Stars

Anúncios

19 Respostas para “Amor Pra Cachorro

  1. Gostei do elenco, mesmo não indo mutio com a cara de filmes qeu levem o nome cachorro no título acompanhado de amor… rs… digo isso pelo filme “Procura-se um Amor que Goste de Cachorros” com o John Cusack e a Diane Lane…
    pra mim, bem bobinho…mas, pelo menos não irrita tanto…rs
    Pelo menos para esse espero bem mais..
    abraços!!!

  2. Nunca ouvi falar do filme, mas o elenco é muito bom e o Mike White é talentoso! Assim como o Rodrigo, ao ler seu texto me lembrei de “Procura-se um Amor que Goste de Cachorros”.

  3. Fiquei interessado por esse longa desde que estreou nos Estados Unidos, não sabia que já tinha sido lançado por aqui. Adoro essas fitas independentes e a Molly Shannon é uma ótima atriz, espero conferir em breve. Abraço!

  4. Poxa … tem John C Reilly … já é o ingresso … e Molly Shannon quando participa em alguns filmes de comedia ela sempre é garantia de risos … quem sabe … saiu por qual distribuidora por aqui?

  5. • Wally, foi difícil encontrar “Amor Pra Cachorro” por aqui. Mas vale a busca!
    Abraço!

    • Isabela, acho um 7.5 uma nota bem alta, justa.
    Beijos!

    • Rodrigo, não pense em ver “Amor Pra Cachorro” pensando que você estará se deparando com “Procura-se um Amor que Goste de Cachorros” – você quebrará a cara.
    Abraço!

    • Pedro, não deixe de ver!
    Abraço!

    • Kamila, “Procura-se um Amor que Goste de Cachorros” é um filme onde os personagens buscam pela sua “alma gêmea” através do afeto que tem pelos cães do título. “Amor Pra Cachorro” é bem melhor neste aspecto, porque é através desse apego que os humanos tem pelos animais que o filme de White desenvolve o tema sobre autoconhecimento.

    • Robson, “Amor Pra Cachorro” não é um “filme de animais”. Esqueça estes preconceitos da sessão da tarde e corra para locar o filme.

    • Vinícius, Shannon me conquistou desde aqueles tempos de rouba cena em filmes como “Escrito nas Estrelas”. Mas aqui ela se superou. Já eu estava antenado a ele desde o início de 2007.
    Abraço!

    • JP, o filme está disponível em DVD desde março (ou fevereiro, não me recordo muito bem) pela Paramount. Ele vem recheado de extras! E John C. Reilly deve ser um bom amigo de Mike White, vendo que o ator também participou de “Por Um Sentido na Vida”, roteirizado por White.

    • Ibertson, fico feliz por ter se interessado pelo filme. Espero que goste quando vê-lo.
    Abraço!

  6. Assisti esse filme…posso dizer que é maravilhoso…muito sensível e emocionante… vale a pena te-lo em casa sempre pra assistir… ele muda os nossos conceitos e nos faz refletir sobre a nossa existência…
    Paty

  7. Thuany, muito legal!

    Paty, fico feliz que, assim como eu, outras pessoas tenham tirado verdadeiros valores de vida ao assistirem “Amor Pra Cachorro”, um filme de fato maravilhoso.

  8. Olá, Alex! Tudo bem?

    Como sabe, vi esta semana “Amor pra Cachorro” e o achei bem simpático, que tem cão se simpatiza fácil, é o que aconteceu comigo. Uma ótima dica!

    Fique bem, beijos! ;)

  9. Pingback: Marley & Eu « Cine Resenhas·

  10. Pingback: Marley & Eu « Cine Resenhas·

  11. Pingback: Um Hotel Bom Pra Cachorro « Cine Resenhas·

Opine!

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s